Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 27 de Abril de 2026


Agronegócio Segunda-feira, 09 de Março de 2026, 14:59 - A | A

Segunda-feira, 09 de Março de 2026, 14h:59 - A | A

Crescimento

Equipamento de 300 toneladas segue para megafábrica de celulose em Inocência

Peça industrial gigante será instalada no Projeto Sucuriú e simboliza nova fase de industrialização de Mato Grosso do Sul

Elaine Oliveira
Capital News

Um equipamento industrial de 32 metros de comprimento e cerca de 300 toneladas está cruzando o Brasil em uma operação logística especial com destino ao município de Inocência. A estrutura saiu do Porto de Santos e será instalada na planta do Projeto Sucuriú, empreendimento que está implantando no Estado a maior fábrica de celulose do mundo construída em etapa única.

O equipamento fará parte da maior caldeira de recuperação química já construída globalmente e será instalado a quase 90 metros de altura, sendo uma peça central no processo industrial da futura planta da Arauco.

Deurico/Capital News

Eduardo Riedel anuncia cinco secretários para sua futura administração

Jaime Verruck

As informações sobre a operação logística e o avanço do projeto foram divulgadas nas redes sociais do secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.

Segundo ele, a movimentação de equipamentos dessa magnitude simboliza a transformação industrial que o Mato Grosso do Sul vive atualmente. Dados recentes do comércio exterior ajudam a ilustrar esse cenário: em fevereiro deste ano, pela segunda vez na série histórica, o gás natural deixou de ser o principal item importado pelo Estado, dando lugar às caldeiras de geradores de vapor, utilizadas na indústria.

O movimento ocorre em meio a um processo mais amplo de mudança estrutural na economia sul-mato-grossense. Atualmente, o Estado passa por três grandes transições simultâneas: industrial, com a chegada de grandes plantas de celulose e agroindústria; energética, com maior participação de biomassa e bioenergia; e logística, impulsionada por novos corredores de exportação e obras de infraestrutura.

Reprodução de vídeo

Equipamento de 300 toneladas segue para megafábrica de celulose em Inocência

Balão de uma caldeira de recuperação que será instalada na planta do Projeto Sucuriú

Nesse contexto, o aumento na importação de máquinas e equipamentos industriais é considerado um indicativo típico de economias que ampliam sua capacidade produtiva e agregam valor às matérias-primas.

Assim, a imagem de um equipamento gigantesco cruzando rodovias brasileiras rumo ao interior do Estado representa mais do que uma operação logística: simboliza a nova escala de desenvolvimento industrial que começa a se consolidar em Mato Grosso do Sul.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Álbum de fotos

Reprodução de vídeo

Balão de uma caldeira de recuperação que será instalada na planta do Projeto Sucuriú

Reprodução de vídeo

Balão de uma caldeira de recuperação que será instalada na planta do Projeto Sucuriú

Reprodução de vídeo

Balão de uma caldeira de recuperação que será instalada na planta do Projeto Sucuriú

Reprodução de vídeo

Balão de uma caldeira de recuperação que será instalada na planta do Projeto Sucuriú

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS