Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 10 de Setembro de 2026


Marco Eusébio Quinta-feira, 10 de Setembro de 2026, 18:57 - A | A

Quinta-feira, 10 de Setembro de 2026, 18h:57 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Fachin entra no centro da crise do Supremo

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Alejandro Zambrana/STF

Edson Fachin busca saída para a crise no STF

Edson Fachin busca saída para a crise no STF

Edson Fachin reagiu à escalada da crise no Supremo com uma sequência de decisões que, na prática, recolocam a Presidência da Corte no centro do jogo. A principal delas foi retirar Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito das fake news, depois de mais de sete anos sob o comando do ministro. Fachin assumiu o processo e preservou as decisões já tomadas por Moraes.

Na mesma ofensiva, Fachin suspendeu as decisões conflitantes de André Mendonça e Flávio Dino sobre o comando da Polícia Federal, mantendo provisoriamente Andrei Rodrigues no cargo. O recado é direto: ministro contra ministro, com decisões que se anulam em sequência, virou ameaça à própria autoridade do Supremo. Fachin classificou o conflito como uma “grave lesão à ordem pública” e determinou que novas investigações envolvendo ministros do STF passem previamente pela Presidência.

O ponto politicamente mais sensível, porém, ficou para a sessão da próxima terça-feira, quando o plenário da Corte deverá analisar a possibilidade de investigação sobre Moraes no episódio envolvendo o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master. Fachin, portanto, não está simplesmente protegendo Moraes nem atendendo a seus adversários: está retirando o caso das disputas individuais e levando a decisão para o colegiado.

A leitura política é que Fachin tenta recuperar a autoridade da Presidência do STF justamente quando a Corte mais expõe suas divisões. O problema é que a intervenção também deixa evidente o tamanho do racha: decisões monocráticas passaram a se sobrepor, ministros trocaram acusações e até ex-integrantes do Supremo e vários setores da sociedade civil cobraram uma resposta institucional. Fachin ganhou o controle da pauta, mas agora terá de provar que consegue transformar esse controle em uma saída para a crise — sem parecer que está apenas administrando os danos.

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS