Onze empresas do agronegócio de Mato Grosso do Sul embarcam para uma experiência inédita no exterior, participando de três das maiores feiras internacionais do setor no Peru, Dinamarca e Espanha. A ação é promovida pelo programa agroBR, que prepara pequenos e médios empresários do agro para acessar o mercado global, com apoio do Senar/MS.
Os produtores terão contato direto com compradores internacionais, participarão de rodadas de negócios e farão visitas técnicas a distribuidores e supermercados, conhecendo tendências e exigências de consumo.
Entre os destinos estão a Expoalimentaria, no Peru, com a presença da Eldorado Foods Amido, Fazenda Soul Leve, Pimenta da Serra, DiBonito Cachaça, Café Agricultor e Tar & Tar Sauce; a Apimondia, na Dinamarca, maior feira apícola do mundo, onde participam o Apiário Serra da Bodoquena e o Apiário Santos Apisence; e a Fruit Attraction, na Espanha, que contará com a Kon Frutas e a Fruttecc.
Segundo Nathalia Alves, consultora do agroBR em MS, a preparação foi fundamental para reduzir barreiras e dar confiança aos produtores. “Nosso papel é mostrar que a exportação não é exclusiva das grandes empresas. Com orientação e capacitação, pequenos e médios produtores também podem acessar o mercado internacional”, disse.
Um dos exemplos é o de Osmar Muller, de Guia Lopes da Laguna, criador da marca Pimenta da Serra. O que começou como hobby em casa virou negócio estruturado com apoio do Senar/MS. “Há dois anos, depois que começamos a ser atendidos, o negócio mudou de patamar. Ampliamos produtos, rótulos e estratégias para abrir mercado”, afirma.