Campo Grande vai ganhar um novo aplicativo com foco em segurança, o Proteja Mais, que aproxima a população da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O app reúne funcionalidades como Proteja Mais Mulher, Saúde, Educação e CG, permitindo acionamento rápido em situações de risco, com uso de georreferenciamento para localização precisa dos chamados.
“O objetivo é mobilizar a Guarda para poder atender esse chamado no tempo hábil e, assim, a gente poder mitigar hoje o feminicídio”, afirma Cristine Pilger, diretora de Desenvolvimento e Gestão de Sistemas da Agetec. Segundo ela, o botão do pânico no Proteja Mais Mulher permitirá que mulheres peçam ajuda sem precisar se deslocar até a Casa da Mulher Brasileira.
Além de facilitar o atendimento emergencial, o app também vai contribuir com dados para planejamento estratégico. Segundo a Agetec, os chamados registrados alimentarão mapas e estatísticas, indicando áreas da cidade com maior número de ocorrências e permitindo ações mais precisas.
“Esses apps foram pensados a partir da visão de aumentar a proteção e a segurança do cidadão”, explica o diretor-executivo da Agetec, Rodrigo Lauletta. Ele lembra que o botão de emergência já existia no app Educação Segura, voltado apenas às escolas, e agora será expandido para toda a população.
A GCM poderá visualizar todos os chamados em um painel único, identificando se partiram da educação, da saúde ou do canal exclusivo para mulheres. O sistema permitirá, ainda, acionar a viatura mais próxima com base na localização do pedido.
O lançamento do Proteja Mais marca os 126 anos de Campo Grande e reforça o investimento em tecnologia para a segurança pública. “Imagina a Guarda Civil com um painel onde todos esses pedidos vão ser reunidos, todos em um mesmo local”, finaliza Lauletta.