A Polícia Federal disponibilizou nesta terça-feira (15) dois painéis de Business Intelligence com dados estatísticos relacionados a colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs). A criação das plataformas ocorre após a instituição assumir oficialmente, no dia 1º de julho de 2025, a responsabilidade pelos processos ligados a essa categoria, anteriormente geridos pelo Exército Brasileiro.
De acordo com a PF, os painéis foram organizados em duas frentes principais. O primeiro, denominado Certificado de Registro – CAC, permite consultar a quantidade de registros ativos, com possibilidade de filtrar as informações por ano, mês, estado, categoria (colecionador, atirador ou caçador) e outros critérios. Já o segundo painel, chamado Armas – CAC, disponibiliza estatísticas detalhadas sobre as armas registradas, incluindo filtros por unidade da federação, tipo de certificado, calibre e categoria da arma.
“As ferramentas oferecem visualizações interativas, filtros dinâmicos, séries históricas, exportação de relatórios e atualização automática das informações”, destacou a Polícia Federal.
Os dados apresentados atualmente são provenientes da base fornecida pelo Exército Brasileiro, mas a atualização será realizada com informações próprias da PF a partir do início efetivo da gestão do órgão sobre o tema.
Com os novos painéis, a instituição busca garantir mais transparência e facilitar o acesso a informações estratégicas sobre o universo dos CACs no país.
Acesse os painéis em:
Certificados de registro
https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/armas/dados-abertos/certificados-de-registro-cac/
Registro de armas
https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/armas/dados-abertos/registros-de-armas-de-fogo-cac/