Campo Grande Terça-feira, 21 de Maio de 2024



Ciência e Tecnologia Domingo, 07 de Abril de 2024, 12:08 - A | A

Domingo, 07 de Abril de 2024, 12h:08 - A | A

Em MS

Programa do governo inspira estagiário a seguir carreira profissional

Como é o caso do acadêmico de Turismo

Layane Costa
Capital News

O acadêmico de Turismo, Arlenson dos Santos Estigarribia Júnior, de 19 anos, ingressou no programa de estágio do governo do Estado ano passado, mas ja está animado para concluir o curso e seguir carreira na área.

Arlenson é estagiário no Observatório de Turismo que monitora o desempenho das atividades turísticas no Estado, por meio de estudos, pesquisas e divulgação de indicadores.

A unidade tem como objetivo transformar dos dados coletados em informações consolidadas para subsidiar a tomada de decisões dos agentes públicos e privados.

As atribuições de Arlenson, são ajudar na coleta de dados para alimentar a plataforma de informações, fazer as tabulações dos formulários, clipagem de notícias, atualizar a taxa de ocupação dos hotéis do Estado, entre outras atividades que envolve a equipe do Observatório.

Quando Arlenson iniciou o curso de Turismo pensava em trabalhar na área só depois de se formar.

“O estágio aqui no Observatório do Turismo foi meu primeiro contato com o meio de trabalho. Até então eu nunca tinha trabalhado e começar já na Fundação de Turismo que é um dos órgãos mais importantes do Estado, no âmbito do turismo, pra mim como estudante tem sido uma experiência única. Penso que será importante para meu currículo e futuramente vai contribuir para uma colocação no mercado de trabalho”, contou.

A supervisora do Arlenson é a gerente do Observatório de Turismo de MS, Danielle Cardoso de Moura. Para ela a contribuição dele tem sido essencial para o desenvolvimento da plataforma de inteligência turística que o Observatório gerência, a ALUMIA.

“Aqui nosso trabalho é bem dinâmico, temos uma equipe multidisciplinar e o estagiário é integrado e participa de todas atividades que envolve o setor. O Arlenson tem uma participação importante no processo de gerenciamento da ALUMIA. Ele nos ajuda a organizar as informações para análise e tratamento dos dados que abastece a plataforma”, explicou.

Até mesmo o Trabalho de Concluso de Curso (TCC) do acadêmico, será sobre a ALUMIA. “A ideia é unir o conhecimento e experiência adquirida porque venho acompanhando o processo de desenvolvimento da plataforma desde o lançamento. Acho importante falar sobre a ALUMIA por fazer parte da história do Observatório”, referenciou Arlenson.

A gerente Danielle destacou ainda que o Programa de Estágio do Governo de MS contribui tanto para os órgãos públicos, quanto para os estagiários, porque o tempo de estágio que é de 12 meses podendo ser estendido para mais 12, permite que seja criado um vínculo entre o estagiário e o trabalho exercido.

“Esse tempo de estágio permite com que de fato eles se envolvam com as atividades do segmento no qual atuam e permite que os órgãos tenham mais tempo de ensinar as técnicas da profissão. É uma via de mão dupla, os dois são beneficiados. Isso nos leva a realizar a grande e real entrega do Programa de Estágio que é dar a oportunidade para que eles sejam absorvidos pelo mercado de trabalho, tanto pelo próprio Estado, quanto pelo setor privado”, destacou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS