Campo Grande Segunda-feira, 24 de Junho de 2024




Opinião Domingo, 19 de Maio de 2024, 13:24 - A | A

Domingo, 19 de Maio de 2024, 13h:24 - A | A

Opinião

A Responsabilidade do Líder Cristão

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

O líder, seja de qualquer grupo, é aquele que tem a responsabilidade de guiar o grupo no caminho correto, principalmente, quando esse se vê perdido ou com dúvidas sobre qual direção seguir. Para isso, é preciso que o líder tenha um conhecimento superior ao de seus liderados, é preciso que ele tenha conhecimento e uma compreensão mais clara sobre o caminho a seguir, ter a capacidade de enxergar mais longe, e de poder notar aquilo que pode passar despercebido pelo grupo liderado.

Não é difícil de perceber que mundo atual carece de bons líderes e de boas lideranças, lideranças que não visam tão somente suas vontades e desejos, mas que são movidos por ideais mais elevados, que levarão ao bem estar do grupo como um todo, principalmente, quando se trata dos chamados líderes cristãos.
Na condição de guias, recai sobre os líderes cristãos uma responsabilidade muito maior do que sobre os líderes seculares, pois o líder cristão lida com aquilo que é mais importante para as pessoas: sua alma e seu destino eterno.

Diante disso, o peso que recai sobre ele é muito maior, já que ele deve ter conhecimento e compreensão sobre o caminho que leva à Deus e à eternidade, e não um caminho qualquer. O líder cristão deve ter conhecimento e compromisso com o próprio Deus e Suas leis divinas, para que ele possa exercer a sua liderança de forma a levar seus liderados à um maior compromisso e uma mais perfeita relação com o Deus eterno, condenando o pecado, e instruindo-os no caminho e na vontade do Senhor.

A tarefa de liderar e guiar o “povo de Deus” nunca foi uma tarefa fácil, sempre teve seus percalços e seus conflitos e, no mundo contemporâneo, dentro daquilo que hoje é chamado de “Pós-Modernidade”, esses percalços e conflitos se agravaram ainda mais, e cabe ao líder ter a força moral, discernimento, e conhecimento necessários para ajudá-lo no papel da liderança e, principalmente, um grande compromisso, conhecimento, amor, e entrega a Deus, para que esse líder possa guiar sua congregação no caminho que agrada ao Senhor. Para cumprir a tarefa de liderar seu grupo com conhecimento e discernimento, o líder precisará separar um tempo para a leitura e os estudos, tanto da Bíblia, como de outros livros.

Em nosso país, o ato de ler e de dedicar tempo para os estudos não é algo muito comum. Muitas são as pessoas que fogem dessa atividade e preferem dedicar seu tempo a outras atividades mais prazerosas, que não precisam do mesmo esforço e dedicação intelectual cobrados pelos estudos. Dessa forma, sendo formado pela nossa cultura e pelo meio em que vivemos, a maioria dos líderes cristãos em nossa atualidade também são avessos à prática da leitura e dos estudos, práticas que são extremamente necessárias em seu trabalho de líderes e guias da comunidade cristã.

Na tarefa de guiar a Igreja de Cristo no caminho correto, mesmo com todos os desvios existentes na atual sociedade pós-moderna, o líder cristão precisa se preparar intelectualmente, precisa enxergar os estudos como uma tarefa diária e dedicada, na busca incessante de aprender sobre Deus. Ele precisa separar tempo para estudar diligentemente a Bíblia e, também, estudar outros livros para apoiá-lo. Além disso, ele deve se esforçar em estudar e aprender sobre a sociedade que nos cerca e sobre seus princípios, para poder mostrar para seus liderados todo o perigo que reside em nosso mundo atual. Dessa maneira, mesmo que muitos líderes não gostem do ato de estudar de forma mais dedicada, os estudos devem fazer parte de sua rotina, e ele deve se dedicar a esse trabalho.

Infelizmente, essa prática de estudos não tem sido adotada pela maioria dos líderes cristãos em nossa sociedade, e essa aversão aos estudos tem sido a causa de muitos problemas enfrentados por eles dentro dos atuais grupos e congregações cristãs em nossa atualidade. Lhes faltam conhecimento, até mesmo, do caminho que eles mesmos dizem seguir.


*Wanderson R. Monteiro
Autor do livro “Cosmovisão Em Crise: A Importância do Conhecimento Teológico e Filosófico Para o Líder Cristão na Pós-Modernidade”.
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia. Acadêmico Correspondente da FEBACLA.
Acadêmico Fundador da AHBLA. Acadêmico Imortal da AINTE.
Vencedor de quatro prêmios literários. Coautor de 13 livros e quatro revistas.
(São Sebastião do Anta - MG)

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS