Quarta-feira, 12 de Junho de 2024


Luis Fernando Buainain Sexta-feira, 03 de Junho de 2011, 18:01 - A | A

Sexta-feira, 03 de Junho de 2011, 18h:01 - A | A

Missão cumprida...

Luiz Fernando Buainain

Missão cumprida...

Luiz Fernando Buainain

Quando assumimos a gestão da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, em maio de 2005, ombreados com outros grandes companheiros que tinham o mesmo desejo de transformar a ACICG numa entidade referência, com representatividade e porte para garantir e fortalecer o setor produtivo na Capital de Mato Grosso do Sul, tínhamos plena consciência da responsabilidade que essa proposta trazia em seu bojo.

Prestes a completar 80 anos de vida, a ACICG carecia de oxigenação administrativa, ideias inovadoras que pudessem robustecer os futuros projetos, ampliação do alcance das bandeiras defendidas pelo empresariado local. Mas para que todas essas variáveis caminhassem para um resultado positivo era necessário a obtenção de considerável suporte financeiro. Mas, como conseguir o suporte necessário com um número reduzido de empresas associadas e sem um mix de benefícios em condições de atrair novos associados?

Com um grande trabalho a realizar, pretendíamos, em três anos, transformar a ACICG numa entidade muito mais forte politicamente, verdadeira representante do setor produtivo junto aos órgãos públicos, com proposta de oferecer às empresas associadas um leque de benefícios capaz de atrair novos associados e aumentar a base de representação da entidade.
Os três primeiros anos foram de ajustes financeiro-administrativos, com foco na reforma física do prédio sede da ACICG no centro da Capital e formatação de planejamento estratégico adequado às transformações pleiteadas pelas empresas locais. Um novo tempo exigia tomada de decisão moderna e com ações de efeito perene, sem retrocessos.

Nada é tão gratificante quanto colher resultados de um trabalho voltado para benefício do setor mais significativo da economia de Mato Grosso do Sul! Foram inúmeras as vitórias que robusteceram o comércio varejista local como havia muito tempo não acontecia. Com o crescimento do número de empresas associadas, aumentaram também os benefícios aos empresários e seus colaboradores, a representatividade cresceu e encorpou na mesma proporção da participação do setor comercial no incremento do Tesouro Estadual.

Os três anos seguintes, na segunda gestão da atual diretoria, foram colhidos os frutos da primeira semeadura e reforçados os preceitos básicos do planejamento estratégico, com a consolidação de parcerias fundamentais para o desenvolvimento da entidade e fortalecimento do setor produtivo. Hoje, seis anos após o início dessa desafiadora empreitada, com certeza podemos garantir que temos plena consciência do dever cumprido. Metas foram superadas, a representatividade da Associação Comercial cresceu substancialmente e as empresas associadas têm um leque de opções e benefícios que compensam a confiança depositada na entidade.

Lançamos a semente, cabe agora às futuras gerações colher os frutos desse trabalho voltado para o bem dos empresários e de toda a sociedade constituída.


Luiz Fernando Buainain
Presidente da ACICG
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS