Quarta-feira, 12 de Junho de 2024


Luis Fernando Buainain Sexta-feira, 23 de Abril de 2010, 12:00 - A | A

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010, 12h:00 - A | A

Cenário positivo para 2010

Luiz Fernando Buainain

Cenário positivo para 2010

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) lançou no início do ano as Pesquisas Nacionais CNC de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).
Com base nos resultados das pesquisas, a CNC acredita que as famílias começam o ano mais otimistas com o emprego e com a renda familiar, e com capacidade de assumir mais dívidas. Apenas 9,2% das famílias pretendem não pagar suas dívidas. E quanto à intenção de consumo foi constatada uma percepção de satisfação geral que indica otimismo quanto ao cenário futuro.

Em março, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou pesquisa mostrando o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) com taxa positiva de 0,6% ante fevereiro. A taxa ficou acima da apurada no mês passado, quando o ICC caiu 2,2% em fevereiro na comparação com mês anterior.

A Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado, realizada em março, apontou uma leve alta nas previsões de 31 bancos relativas ao crescimento do País em 2010. O levantamento indicava que o PIB cresceria 5,3% neste ano, mas as instituições ouvidas reavaliaram as suas posições e apontaram para 5,5. Esses números positivos indicam que em 2010 o desempenho do comércio varejista pode superar 2009 com larga vantagem, ampliando o ganho das empresas apesar do arrocho fiscal imposto pelo governo através de escorchante carga tributária.

Em Campo Grande o movimento do comércio nos três primeiros meses do ano apresentou crescimento moderado, mas crescente, chegando à casa de 5% de incremento em relação a mesmo período do ano passado. Como nas demais regiões do país, Mato Grosso do Sul está entrando em um ciclo favorável de consumo. Em ano de Copa do Mundo, o reflexo dessa expectativa já deverá ser sentido nas vendas relativas ao Dia das Mães, em maio próximo, permanecendo em ascensão até o Natal. Ano de Copa e de eleições gerais representa geração de emprego e renda e cenário propício para bons negócios em todos os segmentos do setor produtivo.

Conforme o professor Dado Schneider (que estará em Campo Grande no dia 26 de maio), a motivação vem apenas através do conhecimento. A ACICG está presente no cotidiano das empresas campo-grandenses com ações de valorização profissional voltada para resultados, oferecendo inovação e criatividade através de novos conhecimentos para o mercado de trabalho.

Estamos preparando o lançamento de grandes projetos para 2010. O destaque deve permanecer com a Campanha de Natal, realizada em 2009 – Natal Mágico 3 em 1 - em parceria com Prefeitura da Capital, Governo do Estado e FAEMS, e com imprescindível apoio técnico/financeiro do SEBRAE-MS, órgão que vem demonstrando total interesse no desenvolvimento do setor comercial no Estado.

Com esse papel a ACICG cumpre sua missão visando o fortalecimento do comércio varejista de Campo Grande.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS