Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 07:50 - A | A

Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 07h:50 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Não sabe como decorar sua casa? Aposte no estilo moderno

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Modernidade e estilo para você aderir já!

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

A decoração no estilo moderno surgiu em meados do século passado, muito inspirada no movimento artístico modernista. As casas e os arranjos decorativos tiveram muita influência desse movimento cultural, mas também aderiram a muita coisa posterior a ele, como a adesão de elementos mais tecnológicos e funcionais. Portanto, somado ao estilo proveniente do Modernismo, estão os fatores deste nosso século contemporâneo.

No estilo moderno de decoração, há muitos móveis minimalistas, espaços amplos, boa iluminação e materiais mais sintéticos do que naturais, por exemplo. Além de tudo, sempre cabe adicionar elementos decorativos ligados ao racional ou funcional, isto é, itens culturais, como quadros e esculturas, e objetos do dia a dia com designs não convencionais.

Então, você não sabe como decorar sua casa agregando beleza, elegância e funcionalidade? Aposte no estilo moderno!

Iluminação
Esse estilo busca criar ambientes bem iluminados. Portanto, é possível investir tanto na iluminação natural quanto nas luzes pela casa. Para apostar na iluminação natural, ajudando a economizar energia e criando um cômodo mais clean, vale adicionar janelas de vidro amplas, claraboias e portas vazadas e amplas. Para uma iluminação industrial, que tal comprar luminárias de chão, mesa e parede com design diferenciado?

Móveis
Móveis modernos possuem linhas retas e design minimalista, sem muitos adereços e apetrechos puramente estéticos. Importante considerar todas as funcionalidades do item e como elas combinarão com o restante da decoração. Não basta algo ser bonito, ele deve servir às nossas necessidades e ornar com a proposta de todo o ambiente.


Além da funcionalidade, o material dos móveis deve estar conforme o estilo. Aqui, vale adicionar os itens de aço, ou outros derivados do ferro, vidro e concreto. Eles são versáteis e estilosos.

Cores
Cores neutras, como preto, branco, cinza e bege, por exemplo, são as mais valorizadas no estilo moderno. É claro que outras cores podem (e devem) ser aplicadas nos ambientes, mas com cautela. A ideia aqui é não trabalhar o exagero, o disfuncional, mas, sim, apresentar apenas o necessário e congruente com a proposta. Criar composições de cores que deem a sensação de amplitude e luminosidade também vale.

Objetos decorativos
A decoração pode ser o que estava faltando para dar mais vida para os ambientes modernos. Aqui, vale ser criativo, e você pode incluir na sua casa objetos handmade, feitos, inclusive, por você mesmo. Que tal criar uma pequena escultura de metal? Com uma máquina de solda, folhas de metal e uma dose de criatividade, você pode criar seu próprio objeto decorativo: único, exclusivo e moderno!


Também é possível adicionar objetos de materiais como vidro, aço e plásticos coloridos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS