Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 05 de Fevereiro de 2023, 15:48 - A | A

Domingo, 05 de Fevereiro de 2023, 15h:48 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Dicas práticas para deixar seu lavabo estiloso e funcional

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Ambiente pequeno que recebe visitas e é muito útil no dia a dia: veja como decorar seu lavabo

iStock

ColunaCasaEDecoração

Geralmente, pequeno e discreto, o lavabo é um cômodo que também merece sua atenção. Mesmo sem receber muita movimentação, trata-se de uma área que recebe visitas e é muito útil no dia a dia.


Não há muitas regras quando o assunto é decoração de lavabo, mas há algumas dicas e truques que podem tornar o espaço mais aconchegante, útil e bonito. Confira abaixo.

Como decorar o lavabo?
Sobretudo por ser um cômodo pequeno, independentemente da temática da decoração, é preciso valorizar o espaço e buscar a sensação de amplitude. Aqui, vale dar mais funções para um mesmo objeto e agregar somente o que for realmente funcional.


Antes de começar colocando a mão na massa, pense sobre qual é o seu estilo e o que deseja imprimir no cômodo. Algo mais divertido, sofisticado, baseando-se somente em uma cor? Seja qual for sua escolha, ela deve combinar com a casa e com a sua personalidade.

Pisos e revestimentos
Para começar, selecione um piso condizente com banheiros. Ali é um ambiente úmido, em que a água da pia ou mesmo do vaso sanitário pode respingar pelo local. Além da resistência à água, opte por um piso de fácil manutenção.


Os revestimentos das paredes devem seguir a mesma linha do piso: ter fácil manutenção e ser durável à umidade.

Iluminação
Por se tratar de um ambiente diminuto, a iluminação é muito importante. Ela pode agregar beleza e a função de criar a sensação de amplitude: locais mais claros parecem ser maiores do que, de fato, são.


Para isso, você pode investir em lâmpadas e luminárias pendentes e de parede. Essas opções não ocupam espaço e são muito estilosas.

Pia e vaso sanitário
A escolha das cores da pia e do vaso sanitário deve ser condizente à cor dos revestimentos das paredes. Tudo precisa estar em sintonia.


Além disso, o design da pia é um dos pontos focais dos lavabos, portanto use e abuse de sua criatividade na hora da escolha. Há cubas com os designs mais diferenciados e dos materiais mais criativos. Também há muitas opções de vasos sanitários, como os suspensos, com ducha higiênica, com diferentes sistemas de descarga e mais.

Itens decorativos
Depois de investir em uma boa iluminação e em uma pia e um vaso diferenciados, o que vai dar o charme final serão os objetos decorativos.


São muitas as opções de itens para agregar beleza. Lembre-se de que cada objeto deve ter uma função além da decoração, já que o ambiente é pequeno e muita coisa agregada vai tornar o cômodo poluído visualmente.


Organizadores de banheiro de texturas, cores e designs interessantes dão um requinte e enfeitam o local. Assim, adicione porta-escovas, maquiagem, papel e sabonete. Cestas organizadoras para guardar toalhas e sabonetes também dão um toque especial.


Vasos de plantas no chão ou sobre a pia também combinam com a decoração. É importante optar por flores e plantas que se adaptam a esse ambiente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS