Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 26 de Fevereiro de 2023, 16:47 - A | A

Domingo, 26 de Fevereiro de 2023, 16h:47 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Apartamento pequeno: dicas essenciais para uma casa sempre organizada

Por Lígia Santiago

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba como a cama, as prateleiras e até um pufe podem ajudar na organização de casa

iStock

ColunaCasaEDecoração

Apartamentos pequenos compõem uma grande parte dos imóveis nas grandes cidades. No entanto, um apartamento com pouca metragem não é algo fácil de cuidar, devido ao fato de que é necessária muita disciplina para que a residência não se torne um caos em poucos dias. Arrumar todos os pertences, móveis, pets, roupas, etc., em um espaço limitado é um exercício de organização diária. Por esse motivo, preparamos algumas dicas essenciais para manter um pequeno apartamento sempre arrumado e pronto para receber visitas a qualquer momento. Confira:


Utilize prateleiras
O uso de prateleiras é uma ótima solução para aproveitar o espaço vertical. Existem diversos estilos de design que podem combinar com qualquer tipo de decoração. As prateleiras podem ser usadas em qualquer ambiente, seja na sala para abrigar livros, colecionáveis ou plantas, seja na cozinha para produtos, temperos ou utensílios, e até mesmo no banheiro para guardar toalhas. Deve-se apenas tomar cuidado com as dimensões das prateleiras para que ninguém bata a cabeça e se machuque.


Cuidado com os excessos
Uma das principais formas de manter um pequeno espaço arrumado é se livrar de tudo que está em excesso e sem previsão de uso. Por exemplo, roupas e sapatos que não servem mais, mas ainda estão em bom estado, são ótimos candidatos a serem doados para pessoas que estão em necessidade. O mesmo vale para aparelhos que não utilizamos mais, ou mesmo livros que já foram lidos. Quanto menos coisas estiverem atrapalhando o caminho, mais fácil é de manter a casa arrumada.


Cama box com baú
Este tipo de cama forma um lugar perfeito para guardar objetos volumosos que não são utilizados a todo momento, como edredons, cobertores de inverno e travesseiros extras; dessa forma, é possível liberar espaço nos armários para coisas que são utilizadas com mais frequência e precisam estar ao alcance de forma fácil.


Pufes e baús
Da mesma forma que a cama box é utilizada como espaço de armazenamento, os pufes rígidos podem se transformar em baús com grande espaço de armazenamento, e muitos são utilizados para guardar material escolar, sapatos e até brinquedos, além de garantir mais um assento quando a casa recebe visitas.


Mantenha tudo categorizado
Utilizar potes, cestos, bandejas e divisores auxilia na organização de gavetas e armários ao separar os itens por uso. Assim, fica muito mais fácil de encontrar cada coisa no momento de necessidade. Por exemplo, deixar todos os itens de faxina, como limpadores, panos e desinfetantes, torna a vida mais fácil, ao invés de deixar cada item em algum lugar separado, e o mesmo vale para remédios, sabonetes,  produtos de higiene pessoal, brinquedos, etc.


Também podem ser incluídos nessa mesma categoria os aparelhos projetados para espaços pequenos. Hoje em dia, existe o aspirador de pó vertical, que ocupa pouco espaço, esfregões dobráveis, baldes colapsáveis feitos de silicone, etc. Todos esses objetos são projetados para ocupar pouco espaço de armazenamento, sem perder a eficiência de suas funções.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS