Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Bem-Estar Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 16:42 - A | A

Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 16h:42 - A | A

Coluna Bem-Estar

6 dicas para acabar de vez com o mau hálito

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Confira dicas simples que podem ajudar no combate ao mau hálito

iStock

ColunaBem-Estar

O mau hálito é uma condição incômoda e embaraçosa que pode impactar negativamente a vida social e profissional de qualquer um. Felizmente, existem diversas medidas que podem ser tomadas para combater esse problema tão comum. Por esse motivo, preparamos 6 dicas eficazes para acabar com o mau hálito. Confira:


Manter uma boa higiene bucal
A escovação regular dos dentes é a base para manter a saúde bucal em dia e combater o mau hálito. Os profissionais da área recomendam escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, especialmente antes de dormir, para remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que ficam presos aos dentes e gengivas durante a noite. Além disso, é importante usar fio dental para remover partículas de alimentos e bactérias da região entre os dentes. Fazer uma escovação eficaz reduz drasticamente a proliferação de bactérias que causam o mau cheiro.


Beba água
A desidratação também pode levar ao mau hálito. Se bebemos pouca água, acabamos produzindo pouca saliva e ela é muito importante para neutralizar as bactérias da boca e também seu mau cheiro. Beber muita água ao longo do dia ajuda a manter a hidratação e a promover a produção regular de saliva. Além disso, beber água após comer alimentos como alho ou cebola pode ajudar a diluir os odores.


Alguns alimentos causam mau hálito
Como mencionado acima, alguns alimentos e bebidas, como café, alho, cebola, vinho tinto e refrigerantes, podem causar mau hálito temporário por possuírem componentes odoríferos que se fixam de maneira mais resistente à boca. Se a pessoa possui problemas com mau hálito, é importante evitar esses alimentos e bebidas, especialmente antes de eventos sociais ou encontros importantes.


Fique atento à sua saúde geral
Algumas condições de saúde, como problemas de estômago, problemas respiratórios ou desequilíbrios hormonais, podem causar mau hálito. Se você tem problemas persistentes com mau hálito, é importante consultar um médico para avaliar sua saúde geral e identificar qualquer condição subjacente que possa estar contribuindo para o problema. A condição mais comum é relacionada ao refluxo de ácidos estomacais que agridem a região da garganta da pessoa e podem causar mau cheiro.


Usar pastilhas ou balas sempre ajudam a combater o odor
Algumas pastilhas e balas para o hálito contêm ingredientes como xilitol e mentol que ajudam a combater, temporariamente, as bactérias da boca e a refrescar o hálito. Esses produtos são fáceis de carregar na bolsa ou na mochila e podem ser usados a qualquer momento do dia para melhorar o hálito. No entanto, é importante escolher produtos que sejam livres de açúcares e outros ingredientes nocivos para a saúde bucal.


Utilize produtos específicos para combater o mau hálito
Além das pastilhas e balas elásticas, existem outros produtos disponíveis no mercado que ajudam a combater o mau hálito, como enxaguantes bucais específicos e sprays. É importante escolher produtos que tenham sido clinicamente comprovados e seguir as instruções de uso antes de usá-los para garantir que sejam seguros e adequados para cada caso.


Vale lembrar que o mau hálito pode ser um sinal de uma condição de saúde subjacente, por isso é importante consultar um profissional formado em faculdade de odontologia se o problema persistir mesmo após adotar essas medidas. Além disso, é importante manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal, incluindo visitas regulares ao dentista para uma limpeza profissional e exames periódicos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS