Saiba identificar quando seu animal de estimação está passando por uma deficiência nutricional e o que pode ser feito a respeito
Assim como os humanos, os animais também possuem suas próprias necessidades nutricionais. Quando seu pet não consome todos os nutrientes básicos que precisa em suas refeições, ele pode desenvolver diversos problemas de saúde relacionados ao nutriente que está em falta.
Para quem tem animais de estimação, é sempre importante se atentar a esses detalhes para conseguir identificar quando o animal está passando por uma deficiência nutricional. A seguir, confira quais são os principais sinais a serem considerados.
Peso
Um dos sinais visuais mais claros é o peso do cachorro, que começa a apresentar uma magreza fora do normal. É bem simples identificar quando seu pet não está dentro do peso adequado.
Observe se é possível enxergar suas costelas ou até mesmo sua coluna. O peso ideal varia de acordo com a raça e o porte do animal, então é importante manter as consultas com o veterinário em dia para garantir que tudo esteja dentro dos conformes.
Pelagem
As deficiências nutricionais também causam impacto direto na pelagem do animal. Um cão ou gato desnutrido costuma ficar com os pelos sem brilho – em alguns casos, podem até mesmo cair em quantidades anormais.
O sinal fica mais claro quando, mesmo após o banho, o animal continuar com um aspecto opaco em sua pelagem.
Comportamento
A falta de nutrientes também afeta o comportamento do animal, que tende a se tornar menos ativo no dia a dia. A fraqueza causada pela condição leva o bicho a passar mais tempo deitado e desinteressado em outras atividades.
Muitos podem confundir esse comportamento com a personalidade do animal, mas é apenas uma consequência da falta de energia oriunda da desnutrição.
Como tratar a desnutrição?
O primeiro passo é levar o pet ao veterinário, para que sejam feitos alguns exames. Através deles, o profissional consegue identificar quais nutrientes estão em baixa e recomendar uma dieta que ajude a reforçá-los.
Nem todo animal se mostra receptivo a qualquer alimento, então nem sempre é simples garantir que eles consumam tudo que precisam para manter a boa saúde. É aqui que entra o papel da suplementação, que, através de cápsulas ou líquido, fornece um reforço de vitaminas.
O ômega 3 líquido para cachorro é um exemplo de suplemento que pode ser usado no dia a dia para combater a desnutrição. Contudo, para garantir um tratamento seguro, certifique-se de usar apenas os produtos indicados pelo veterinário.