Uma dieta nutritiva e atividades leves contribuem para a volta do corpo depois do nascimento
A chegada de um novo bebê em casa muda muitas coisas: a rotina, o corpo e até mesmo a percepção de tempo. Com total dedicação ao cuidado do novo membro da família, muitas mães acabam postergando os cuidados consigo mesmas e adiando a volta de uma rotina mais equilibrada. Embora essa retomada precise de tempo e paciência, é preciso atenção para garantir que o corpo permaneça saudável durante esse período.
O sobrepeso após o nascimento é uma das maiores preocupações, principalmente pelo risco da obesidade pós-gestação. Essa condição se dá justamente quando o excesso de peso adquirido para a manutenção e fortalecimento do bebê na gravidez não é eliminado depois do nascimento.
Apesar desse emagrecimento normalmente acontecer de forma natural e aos poucos, é preciso redobrar alguns cuidados e garantir uma rotina mais benéfica, adotando hábitos mais saudáveis e fazendo pequenas mudanças de acordo com a nova realidade.
Dê de mamar
Saudável para o bebê e também para as mães, amamentar vai além de um ato de amor e conexão. Quando existe a possibilidade de ofertar leite materno para o pequeno, essa tende a ser a melhor escolha.
Além de ser um alimento capaz de oferecer tudo o que o bebê precisa, justamente por ser rico em nutrientes, gorduras, proteínas, carboidratos e minerais, ele auxilia na perda de peso das mulheres. De acordo com a OMS, a lactante que utiliza da amamentação exclusiva, tende a eliminar cerca de 5 kg durante os 6 primeiros meses de vida do filho.
Mantenha uma boa alimentação
Os cuidados com a alimentação se estendem mesmo após o parto. Se durante a gravidez esses cuidados são focados na produção de nutrientes para o bebê, após o parto o foco está no estímulo da produção do leite, no ganho de energia para dar conta do recém-chegado e na recuperação do corpo.
Consumir alimentos ricos em proteínas, como frango e peixe, ajuda a dar mais saciedade e na formação de massa magra. Os grãos, frutas, verduras e legumes entram como aliados principalmente por conta de seus nutrientes. É preciso ainda que a mulher faça o consumo de alimentos ricos em cálcio, como feijão, brócolis, espinafre e couve.
Lembre-se da hidratação
O inchaço é um dos grandes problemas que podem impactar o corpo da mulher, por isso, beber muita água é fundamental para eliminar as toxinas. Outro ponto positivo está no fato da hidratação ajudar na produção de leite.
Faça exercícios leves
Apesar de parecer difícil encaixar a rotina de exercícios na nova realidade, a prática precisa ser retomada. Claro que com muito cuidado e pouca intensidade.
Antes de fazer qualquer tipo de atividade, é recomendável conversar com o médico e analisar quais exercícios podem ser realizados, de acordo com a recuperação de cada corpo. Esse fator torna-se ainda mais delicado para mulheres que passaram por cesarianas.
Uma boa opção é começar pelas caminhadas mais leves. Além de ser um exercício de pouco impacto e baixa intensidade, muitas vezes ele pode ser encaixado na rotina com o bebê, já que o pequeno pode ir junto.
Procure ajuda profissional
Com a nova rotina e a volta das práticas saudáveis, perder o peso da gravidez costuma ser uma questão de tempo. Apesar disso, cada corpo é de um jeito e possui um tipo de metabolismo.
Para as mulheres que estão com maiores dificuldades, pode ser recomendável buscar por clínicas que ofereçam tratamentos para emagrecer. Além de garantir um emagrecimento mais saudável, esse acompanhamento pode ajudar a reformular as refeições e adequar a rotina de acordo com a realidade de cada uma.