Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Julho de 2025


Bem-Estar Sábado, 12 de Julho de 2025, 15:42 - A | A

Sábado, 12 de Julho de 2025, 15h:42 - A | A

Coluna Bem-Estar

Doces com legumes e vegetais? Dicas de como fazer

Por Thais Hott

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Mesmo que assuste, muitos doces levam vegetais na sua composição

WS Studio/iStock

ColunaBem-Estar

..

Doces com vegetais ou legumes. Ao ler isso pela primeira vez, é normal que um susto venha. Afinal, é possível? Pode parecer inusitado a um primeiro olhar, mas essa é uma estratégia antiga na gastronomia. Afinal, quem nunca comeu bolo de cenoura? É tão inserido no cotidiano que pode até mesmo passar despercebido em um primeiro olhar.

Existem diversas explicações. É uma forma de criar novas sobremesas, mas também de trazer textura, um doce diferente e até mesmo umidade na sobremesa. Quando se usa legumes, muitas vezes, o uso de açúcar refinado diminui, por fazer mal para a saúde.

Por onde começar ao experimentar doces com legumes e vegetais?

Existem diversas dicas para explorar esse lado da gastronomia. Entre elas, o uso de legumes como cenoura, abóbora, beterraba e batata-doce, que são naturalmente adocicados. Além do açúcar natural, é possível que sejam transformados em doces saborosos e nutritivos. Ou seja, além de criar boas sobremesas como o famoso doce de abóbora, se tornam sobremesas mais baixas em calorias e mais ricas em nutrientes.

A textura é outro ponto importante. Existem alguns passos que devem ser seguidos, portanto. No caso, que eles estejam bem cozidos e processados, para garantir uma experiência melhor ao paladar. Na internet mesmo, existem diversas opções de sobremesas que são muito gostosas e que funcionam bem com legumes, como o bolo de cenoura. Existem diversas variações também, como o bolo de cenoura com calda de brigadeiro.

No caso do bolo de cenoura, além de ter se tornado uma sobremesa tradicional e muito amada pelos brasileiros, se torna, de certa forma, nutritiva. A cenoura, rica em betacaroteno, traz não apenas a bonita coloração para a sobremesa, mas agrega também a maciez e o sabor adocicado.

Outra dica que pode ser seguida e aplicada é a união de receitas de doces com legumes e o uso de especiarias. Entre alguns exemplos, surgem especiarias como canela, noz-moscada, gengibre… Basta ousar e ser criativo.

A versatilidade do uso de legumes em sobremesas carrega diversos pontos positivos. É uma forma de unir sabor, textura, vida saudável e equilíbrio nutricional, além de ser uma forma de fugir do básico e do óbvio quando se fala deste tipo de refeição.

Buscar receitas que sigam essa premissa é uma forma de inovar e buscar coisas diferentes, mas uma maneira também de comer de forma mais saudável e nutritiva. Até para paladares que não gostam do sabor, existem opções que englobam e funcionam bem.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS