Campo Grande Terça-feira, 21 de Maio de 2024



Política Quinta-feira, 20 de Maio de 2010, 13:10 - A | A

Quinta-feira, 20 de Maio de 2010, 13h:10 - A | A

Ruiter envia carta de esclarecimento após vídeo sobre casas mostrado por defensor de André

Marcelo Eduardo - Capital News

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha (PT), enviou carta à Assembleia Legislativa colocando seu ponto de vista referente a vídeo apresentado na sessão de terça-feira (18) que apresentava uma promessa sua – que não teria cumprido – de entregar terreno para que o governo do Estado construísse casas populares no município. O texto foi lido em plenário nesta quinta-feira (20) pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT).

Conforme Ruiter, o governador André Puccinelli (PMDB) e o deputado Carlos Marun (PMDB) estariam tendo atitudes de cunho eleitoral. “O governo do Estado e seu parlamentar aliado demonstram nessa Casa Legislativa um jeito muito pequeno de fazer política”, é a primeira frase da carta.

Ruiter diz que o governador e o deputado faltaram com respeito ao prefeito e à população de Corumbá. Ele não nega o conteúdo do vídeo: “Fiz a promessa, como viram, em ato público, e a faria novamente, animado pelo anúncio de que mil famílias da nossa cidade passariam a ter um lugar decente para viver. A partir daí, começou um diálogo aberto e franco entre os técnicos do Estado e do Município.”

Ainda segundo Ruiter, o trâmite para liberação dos terrenos demorou mais de 30 dias, mas, em 2009 ofereceu espaço ao governo. Porém, “cinco meses depois, o governo do Estado ainda não havia realizado qualquer tipo de intervenção nos terrenos cedidos pela Prefeitura”.

Pela demora do Estado, o Município achou por bem apresentar os locais à Caixa Econômica Federal (CEF) para financiamento de outras moradias.

Para o deputado e ex-secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, a carta trata-se de “uma mentira tão metirosa quanto as promessas”. “Os terrenos foram apenas oferecidos e não cedidos. Quando a gente ia verificar, vimos que eles não estavam pagos”, diz. O parlamentar reforça que a Prefeitura foi procurada novamente. Segundo ele, houve uma reunião, mas não foi estabelecido prazo para o pagamento dos terrenos ser feito.

Entenda o caso

Em 2009, o governo do Estado começou a construir 1,2 mil casas como parte do pacote de obras MS Forte. Num todo, o programa traz R$ 3,1 bilhões de investimentos oriundos dos governos do Estado e Federal. Na construção das moradias, o dinheiro é todo do Estado.

André solicitou terreno da Prefeitura de Corumbá como contrapartida. Ruiter diz que cedeu o local, André e Marun afirmam que não.

Na gestão de José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT), o Executivo Estadual doou uma terra à Prefeitura. André retomou a área e constrói lá as residências.

Ruiter diz que o plano diretor da cidade não permite porque lá é área para expansão industrial inapropriada para habitação.

Confira o vídeo


Video: Assessoria

Leia a íntegra da carta enviada por Ruiter

Clique na imagem para acessar a galeria

Foto: Reprodução
Clique na imagem para acessar a galeria

Foto: Reprodução


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 20/05/2010 - 16:45
  Marun rebate resposta de Ruiter sobre vídeo

 20/05/2010 - 16:05
  Delcídio diz que agirá em conjunto com André por Zona de Processamento de Exportação em Corumbá

 

 19/05/2010 - 09:40
  Sessão de "cinema" na ALMS

 19/05/2010 - 12:10
  Entre apresentação de vídeo e uma ou outra votação de projeto, deputados prestam homenagens

 12/03/2010 - 15:30
  Prefeitura de Corumbá embarga construção de 1,2 mil casas do Estado em "terreno da discórdia"

 10/09/2009 - 17:06
  Ruiter diz que não aceita construção de casas

 10/09/2009 - 10:54
  Construção de casas no "terreno da discórdia", em Corumbá, deve começar em outubro, diz secretário

 02/09/2009 - 12:11
  Deputados brigam por microfone e batem boca na AL por causa de disputa de área em Corumbá

 01/09/2009 - 10:33
  É "politicagem" André 'reaver' área em Corumbá

 20/08/2009 - 17:48
  André visita terreno para construção de casas em Corumbá

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS