Campo Grande Terça-feira, 21 de Maio de 2024



Política Sábado, 06 de Março de 2010, 07:31 - A | A

Sábado, 06 de Março de 2010, 07h:31 - A | A

PMDB-MS decide entre Moka e Valter

Marcelo Eduardo - Capital News

Peemedebistas vão às urnas domingo (7) escolher quem querem que seja o candidato do partido ao Senado este ano. O deputado federal Waldemir Moka e o senador Valter Pereira tentam garantir a simpatia dos colegas de legenda. As eleições prévias serão realizadas em todo o Estado, das 9h às 16h.

Moka acredita que a disputa por uma vaga pela representação do PMDB visando o Senado “é uma verdadeira democracia”. “Fomos [ele] a todos os 78 municípios pedir votos. Estamos tranquilos porque sentimos uma enorme receptividade.”

Em entrevista concedida ao Capital News, via telefonema, ele conta que acredita na vitória por conta “da militância de 28 anos” dentro do mesmo partido. “Estou no meu sétimo mandato consecutivo. Comecei como vereador [da Capital] e fui presidente da Câmara. Depois, fui deputado estadual, fui líder de bancada, líder do governo e líder da oposição.”

O Capital News tentou entrar em contato com o senador Valter. Deixamos recado em seu gabinete em Brasília (DF), mas, até a finalização deste texto, não recebemos resposta.

Em 4 de dezembro, em visita ao Capital News, o senador conversou com nossa equipe de reportagem sobre a campanha pela preferência do eleitorado peemedebista. “Minha estratégia está muito bem definida quanto ao resultado que eu busco. Na verdade, eu preciso ter, em primeiro lugar, o apoio da militância. Porque, como a escolha vai ser feita pelo militante, ou seja, por aquele que tem seis meses de filiação, é preciso que eu tenha esse eleitor para respaldar minha candidatura. Não adianta nada eu sair fazendo acordos políticos agora, se eu não tenho, e não sei se eu vou ter o respaldo dele. Eu só posso fazer acordos no momento em que eu virar candidato. Não adianta nada eu exibir apoio de outros partidos, de parlamentares se eu ainda não tenho consolidada a minha candidatura. Então, vou fazer o trabalho que eu me propus a fazer que é de visitar os filiados no interior e, no caso de Campo grande e de Dourados, visitar os militantes que estão espalhados pela cidade”, disse à época.

Valter começou na política no antigo MDB – que se contrapunha ao regime militar que dominava o País décadas atrás. Foi vereador, deputado estadual e federal. Em 1988, ajudou a formular a Constituição Brasileira, no Congresso Nacional. Em 2002, com a morte do então senador Ramez Tebet, Valter assume o atual cargo que ocupa, por ser o primeiro suplente do três-lagoense.

Ambos os candidatos, em entrevistas anteriores, deixaram claro que a disputa foi respeitosa e que atenderão à decisão do partido.

As eleições serão das 9h às 16h e a coordenação é por conta da Fundação Ulysses Guimarães, vinculadaao PMDB, e o acompanhamento da Executiva do Diretório Regional do partido.

Haverá plantão no Diretório Regional e o sistema de telefone e internet estará funcionando para quaisquer esclarecimentos, segundo assessoria de imprensa. O número é o  (67) 3321-1727.

O resultado das prévias deve ser divulgado em entrevista coletiva na segunda (8), conforme assessoria, na sede do partido, que fica nos Altos da Avenida Mato Grosso. Porém, como o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE), cedeu urnas eletrônicas e estima-se que cerca de 10 mil dos aproximadamente 40 mil peemedebistas aptos a votar estarão presentes, acredita-se que o resultado seja conhecido ainda à noite.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br) 

 Veja também:

 05/12/2009 - 10:53
  Valter Pereira admite que estava de malas prontas para deixar PMDB antes das prévias; destino era PSDB

 ENTREVISTA - 04/12/2009 - 14:00
  Em visita ao Capital News, Valter Pereira fala sobre concorrência pelo Senado e atual momento do PMDB

 ENTREVISTA - 05/11/2009 - 17:02
  Waldemir Moka fala com exclusividade ao Capital News sobre sua candidatura ao Senado em 2010

 23/10/2009 - 14:37
  Moka lança candidatura às prévias para Senado em evento com presença de 45 prefeitos

 25/09/2009 - 16:20
  Valter e Moka deixam diretório para disputar Senado e dizem não temer competir com Nelsinho

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS