A Secretaria de Saúde de Dourados retificou na tarde desta sexta-feira, 3 de julho, a informação divulgada na manhã, sobre o número de casos suspeitos de gripe Influenza A H1N1 (a gripe suína) que haviam sido dados como descartados na cidade. Segundo Agora, os dois casos divulgados como negativos, na verdade, são positivos. Com esse dois novos casos, são três os já confirmados em Mato Grosso do Sul. Uma mulher da Capital também teve a doença, mas já está curada, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.
A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dourados fará contato com estas duas pessoas para identificar outros contatos que foram feitos durante o período de transmissão da doença, além dos deslocamentos realizados. A partir daí, será feita uma avaliação/histórico destes contatos para identificar se algum deles desenvolveu sintomas de gripe. Se for encontrado algum caso sintomático será feito exame para identificação do vírus causador desta gripe.
No comunicado a prefeitura informa que “a Secretaria de Estado nos informou pela manhã (via telefone) que os cinco exames que chegaram do laboratório de SP (Adolfo Lutz) eram negativos, no entanto, agora à tarde, esta informação foi retificada, e deverá constar na página da SES daqui a pouco (www.saude.ms.gov.br)”.
Histórico
O primeiro caso suspeito apareceu em Dourados no dia 10 de junho com uma mulher de 66 anos que teve contato com um familiar vindo Japão com sintomas da doença. Esse caso foi descartado. Depois mais dois douradenses tiveram contato com a doença no Chile e também apresentaram sintomas da doença, mas também foram descartados. Porém no dia 26 de junho duas pessoas, uma mulher de 27 e um homem de 29 anos que estiveram na Argentina foram notificados como positivos.
Outros dois casos ainda aguardam resultados de exames. Um de um douradense que esteve na Venezuela e outro que teve contato com a doença na Alemanha. Um terceiro caso suspeito com contato da Argentina, também foi descartado. Esses três casos, da Alemanha, Venezuela e Argentina estão isolados por precaução. Os casos em Dourados foram aparecendo entre 10 de junho e 30 de junho. (Com informações do site Dourados News)