Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009, 17:28 - A | A

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009, 17h:28 - A | A

Técnicos europeus visitam fazenda em Três Lagoas

Da redação (LM)

Três Lagoas recebe, nesta terça-feira (27), a visita da equipe de técnicos da missão européia. A Fazenda União, de propriedade de Nei Padilha, é uma das duas propriedades de Mato Grosso do Sul habilitadas a fornecer carne à União Européia - e que receberá a visita da missão técnica. A expectativa em relação à visita é grande, segundo o pecuarista - cuja propriedade já havia sido inspecionada e aprovada pelo Ministério da Agricultura em novembro de 2008. "A fazenda tem tudo para apresentar os melhores resultados. O que eles vêm fazer no Brasil é apenas uma inspeção por amostragem no Estado, uma confirmação desse resultado", diz Nei Padilha.

Esta é a segunda etapa da visita da missão européia. O trabalho de vistoria e acompanhamento do Sistema de Controle Sanitário adotado em Mato Grosso do Sul começou na última quinta-feira (22), em Campo Grande, numa reunião - a portas fechadas - dos técnicos com representantes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da SFA (Superintendência Federal de Agricultura). Neste encontro, foram apresentados o sistema sanitário animal implantado no Estado e também as características da ZAV (Zona de Alta Vigilância). Depois de Campo Grande, os técnicos seguiram para o município de Caracol (que integra a ZAV), na fronteira com o Paraguai, onde, na sexta (23), checaram o funcionamento dos trabalhos adotados para o controle da sanidade animal.

Nesta terça, o Estado recebe outra equipe (formada por veterinários) da missão européia, que visitará, além da Fazenda União, em TL, propriedades do estado de São Paulo e uma unidade do frigorífico Bertin, em Naviraí - além de outra fazenda na região de Campo Grande, também habilitada a exportar carne para o mercado europeu.

A expectativa das autoridades sanitárias brasileiras é de que, após essa visita, em breve, novas fazendas sejam habilitadas a exportar carne in natura. Além de Mato Grosso do Sul, fazendas de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo são os estados brasileiros aptos a exportar carne à UE. (Hoje MS)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS