Os dois fiscais de saúde animal europeus, o francês Denôit Salveroche e o húngaro Georg Czisra, estão no município de Caracol, sul do Estado, recebendo informações detalhadas da Zona de Alta Vigilância (ZAV). Os fiscais estão participando de uma reunião no escritório local da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
No início da reunião, os fiscais afirmaram que estão em Caracol para saber como funciona o sistema de vigilância sanitária no sul do Estado e escolheram o município porque, conforme o Ministério da Agricultura, diversos eventos ocorreram nesta região, então a equipe se interessou em saber como são realizadas as ações de monitoramento, trânsito de animais e o que melhorou após a implantação do Sistema de Atenção Animal (Saniagro).
A inspetora local da Iagro, Keyla Araújo, apresentou a equipe de técnicos e os dados sobre a ZAV. Segundo a Iagro, a Zona de Alta Vigilância abrange 12 municípios em uma extensão de 12.284 km2 onde estão sendo monitorados 780.550 mil bovídeos, 35.168 ovinos e 2.478 caprinos. A ZAV engloba 5.801 propriedades rurais, sendo que 78 ficam em Caracol. Somente Caracol corresponde a 766 km2. No município, o rebanho da ZAV corresponde a 57.316 bovídeos, 3.623 ovinos e 247 caprinos.
A missão permanece no Estado até sábado. A secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa, está se deslocando para o município para se fazer parte da missão européia e acompanhar os trabalhos. Já estão em Caracol o presidente da Iagro, Roberto Bacha e a fiscal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Juliana Fernandez, o diretor do SISBOV, Orazil Baldini e a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Francianni Assis.
Por ocasião da primeira agenda com os fiscais da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS) e também da Iagro, os dois veterinários mostraram-se satisfeitos com o detalhamento do trabalho realizado na ZAV e concentraram suas perguntas finais ao processo de identificação individual dos animais e também a vacinação contra febre aftosa.
SISBOV
Um novo grupo chega ao Estado na próxima terça-feira (27) para vistoriar o Sisbov. Formado por três técnicos europeus especializados em saúde pública – o belga Andre Everz, o alemão Waltraud Hilde e a espanhola Julia Lopez Soriano – a missão vai vistoriar as primeiras fazendas já credenciadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) para exportar carne para o mercado europeu.
A primeira visita será numa propriedade em Três Lagoas. Na quarta-feira (28) os técnicos seguem para Naviraí, onde visitam o frigorífico Bertin. No mesmo dia o grupo segue para Capital de onde deslocam no dia seguinte para a segunda propriedade, entre os municípios de Campo Grande e Nova Alvorada.
ITINERÁRIO
O primeiro grupo segue de Mato Grosso do Sul para São Paulo e posteriormente para Pernambuco, Bahia e Ceará, encerrando a missão em Brasília, no dia 2 de fevereiro. Já o segundo grupo passa pelo Estado e encerra a missão também no dia 2, em Brasília.(Notícias MS)