A equipe de técnicos europeus que estão vistoriando fazendas de gado aptas para a exportação de carne para a Europa em Mato Grosso do Sul vão até o frigorífico Bertin, em Naviraí, ainda hoje. Ontem os técnicos foram até a fazenda primavera, na Capital, onde 70 cabeças de gado foram analisadas e na terça-feira (27) a fazenda vistoriada foi a União, em Três Lagoas, com 1.969 cabeças de gado.
Até agora, acredita-se que há apenas boas impressões sobre a qualidade do rebanho e bom tratamento dado à carne aqui no Estado e conforme a secretária de produção e turismo, Tereza Cristina da Costa, “desde a primeira missão o Estado vem apresentando um bom trabalho, por isso acredito que na visita desta semana não será diferente”, afirma, referindo-se à primeira equipe européia que esteve em MS na semana passada vistoriando a Zona de Vigilância Sanitária (ZAV).
As duas propriedades visitadas até o momento já realizaram abates para a União Européia, sendo o primeiro da Fazenda União, no ano passado e o segundo na Primavera, em 14 de janeiro deste ano.
Amanhã a equipe vai a Itaquiraí, onde visitam uma propriedade não habilitada pela União Européia e ainda devem passar pelo escritório da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) no município.
Mais habilitações
O responsável pelo Sistema de Rastreamento Bovino (Sisbov) em MS, Orazil Baldini, confirmou ontem a terceira propriedade sul-matogrossense a ser habilitada pela União Européia para exportação de carne. A fazenda é da cidade de Naviraí e possui cerca de 3,8 mil cabeças de gado.
Outras cinco novas propriedades foram enviadas para a lista e aguardam confirmação do Ministério da Agricultura. Os técnicos que visitam o Estado são especializados em saúde pública: o belga Andre Evers, o alemão Waltraud Hilde e a espanhola Julia Lopez Soriano.