Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025



Rural Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015, 11:33 - A | A

Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015, 11h:33 - A | A

Ministra da Agricultura apresenta balanço dos dois meses iniciais da gestão

Juliana Brum - Capital News

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, convocou a imprensa na manhã da última segunda-feira (9) para apresentar uma espécie de balanço desse primeiro mês à frente da pasta. Ela falou sobre a crise hídrica e sobre as prioridades do governo para o setor.

Kátia Abreu apresentou durante o encontro um balanço do que foi feito desde que assumiu a pasta no começo de janeiro. Segundo ela o governo prepara três leilões de biomassa a partir de abril. Os contratos para geração de energia por meio de fontes alternativas terão duração de 20 anos. Também falou que o ministério tem feito reuniões para negociar a abertura de novas plantas habilitadas a exportar carne bovina, suína e de aves para a China.

Desde que assumiu o Ministério da Agricultura, Kátia Abreu vem se reunindo com as entidades que representam os vários setores do agronegócio brasileiro. Muitas demandas foram recebidas. A principal reclamação é a demora em finalizar processos no ministério relacionados à importação e a exportação de produtos. Para acabar com a burocracia a ministra investe em uma ‘força tarefa’.

A ministra também falou sobre o orçamento e disse que não abre mão dos valores previstos para o seguro agrícola, que segundo ela, precisa ser ajustado para atender a necessidade dos produtores.

Com a relação à crise enfrentada com a falta de água em alguns locais do país, a ministra disse que está acompanhando a situação, que hoje, segundo ela, não é tão crítica. Para Kátia Abreu, não há motivos para preocupação.principalmente com relação aos grãos.

A ministra falou ainda sobre os principais desafios para os próximos meses. Entre eles a reestruturação das cadeias produtivas da laranja e da cana-de-açúcar. De Brasília.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS