Os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Planejamento, Paulo Bernardo, vão ser reunir na próxima semana com o vice-presidente do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes, para discutir uma linha de crédito especial de capital de giro, a ser apresentada pelo governo, para recuperação de empresas do setor rural que enfrentam dificuldades em função da crise.
Guedes e Bernardo convidaram Stephanes e pediram sugestões para que se chegue a uma saída. Os três se encontraram ontem (2) à noite num jantar promovido pelo Banco do Brasil em Londrina, onde participaram da abertura da 49ª Exposição Agropecuária e Industrial do município.
Nos últimos dias, em visita a várias feiras agropecuárias, o ministro da Agricultura tem reforçado que os bancos públicos precisam entender que o setor agropecuário está em crise. Stephanes disse à Agência Brasil que, entre os países que adotaram medidas de combate à crise, o Brasil é o único que ainda não criou uma linha de recuperação de empresas.
“Muitas empresas têm mercado, têm fornecedores, mas não têm capital de giro e estão tendo que diminuir suas atividades”, afirmou o ministro.
O segmento que mais enfrenta dificuldades é o de frigoríficos. Várias fábricas foram fechadas em março, e milhares de funcionários tiveram de ser demitidos.
Stephanes chegou nesta manhã a Cascavel (PR), para o lançamento oficial do plantio de trigo da safra 2009. Na última safra o país aumentou sua produção em 50% e a expectativa para este ano é de mais aumento da produção.
(Agência Brasil)