Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 29 de Julho de 2021, 13:35 - A | A

Quinta-feira, 29 de Julho de 2021, 13h:35 - A | A

Alerta

Geada pode causar perda de lavouras em Mato Grosso do Sul

Estado registrou fenômeno em 26 cidades nesta quinta

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

MS pode ter geadas este ano

Geada

Mato Grosso do Sul registrou nesta quinta-feira (29), o dia mais frio do ano, com geada em 26 cidades e sensação térmica que chegou a -6ºC, em Rio Rio Brilhante, onde a estação meteorológica marcou -1.1ºC.  

 

Esse fenômeno é prejudicial às lavouras do Estado, onde em alguns casos pode causar a perda, que já estavam prejudicadas pela estiagem. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou nesta terça-feira (27) as informações referentes ao monitoramento de geadas nas principais regiões produtoras de milho, trigo, café e cana. Em relação ao milho 2ª safra, a Conab avalia que deve haver redução da produção em função da restrição hídrica e da geada nas lavouras em estádios de floração e enchimento de grãos no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. 

 

Com as lavouras já maduras, as geadas que são anunciadas para os próximos dias não devem afetar a produtividade, que já teve redução significativa em consequência das más condições climáticas.  safra de milho deste ano prometia ser recorde, com volume superior a 9 milhões de toneladas, tendo em vista o aumento de 5,7% na área (2,003 milhões de hectares) em relação à safra do ano passado. No entanto, a estiagem na fase de desenvolvimento das plantas, em seguida chuvas de granizo e, por fim, uma forte geada no momento em que as espigas começavam a granar, derrubaram a previsão inicial de produtividade, agora recalculada para 6,285 milhões de toneladas.

Elaine Silva/Capital News

clima-frio-geada

Geada

 

Cidades que registraram geada 

Campo Grande registrou 2,7ºC com sensação de 0ºC, Dourados  0,5ºC com sensação de -3ºC, Ponta Porã  1,9ºC com sensação de -2ºC e Três Lagoas 4,7ºC com sensação de 2ºC. As outras cidades que também registraram o fenômeno foi: Santa Rita do Pardo, Itaquiraí, Iguatemi, Ivinhema, Angélica, Sete Quedas, Naviraí, Paranhos, Antônio João, Caarapó, Laguna Carapã e Itaporã . 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS