Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 28 de Julho de 2021, 15:21 - A | A

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021, 15h:21 - A | A

Agricultura

Geadas podem ocasionar danos à produção agrícola em MS

Previsão indica geadas entre os dias 28 e 30 de julho

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/AprosojaMS

Aprosoja avalia danos gerados na segunda safra de milho em MS

Produção de milho em MS

Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), alertam sobre a probabilidade de geadas nos municípios da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, entre os dias 28 a 30 de julho, fenômeno que pode ocasionar danos à produção agrícola do Estado.

 

Meteorologista e coordenadora do Cemtec/Semagro, Valesca Fernandes explica que o fenômeno é decorrente da queda acentuada nas temperaturas mínimas registradas em Mato Grosso do Sul, ocasionada pelo avanço de uma massa de ar frio de origem polar que derrubou as temperaturas em todo o Estado, o que configura a terceira onda de frio do ano.

 

Um levantamento promovido pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (SIGA), aponta que a última geada ocorrida entre os dias 27 de junho e 01 de julho em MS, ocasionaram prejuízos de 604,4 mil hectares a produção de milho, o que corresponde a 30% da área produtora do Estado.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta que a região de Rio Brilhante poderá registrar temperaturas negativas. Conforme o Inmet, nesta semana ocorrerá um declínio acentuado de temperaturas, maior que 5°C que oferece riscos à saúde.

 

Conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MS), neste ano, os danos se intensificaram devido aos efeitos climáticos de estiagem, granizo e geada. Atualmente Mato Grosso do Sul possui 1% das lavouras em boas condições, 38% em estado regular e 61% em estado ruim.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS