Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 10:27 - A | A

Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 10h:27 - A | A

Expogrande 2024

Cavalo Crioulo será atração na Expogrande

Haverá exposição, provas e leilões da raça

Mariana Piell
Capital News

Fagner Almeida/Divulgação

Cavalo Crioulo será atração na Expogrande

Cavalo Crioulo

O Cavalo Crioulo, raça em expansão no Mato Grosso do Sul, será atração no Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante a 84ª edição da Expogrande. A Exposição Passaporte acontecerá entre os dias 5 e 6 de abril. Os cavalos serão avaliados pela inspetora técnica e jurada do Cavalo Crioulo, Christina Freitas Bandeira de Mello, com trabalhos técnicos de Rafael Fagundes Sant`anna.

Nos dias 3 e 4 haverá o terceiro redomão do estado. "Este ano viemos com 25 potros inscritos, um número recorde e, para nós, um número muito satisfatório. Vamos ter participantes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul", observa Roberto Diedrich, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul. As provas terão uma premiação total de R$ 30 mil. "A gente tem muita satisfação em fazer essa prova e ver que a cada ano vem crescendo mais. E uma grande importância dentro dessas três provas é a qualificação da mão de obra aqui das regiões de expansão", complementa.

Também haverá a terceira edição do leilão Portos do Cerrado, às 20h do dia 5 de abril, onde serão ofertados 24 animais da raça Crioula. "O crescimento da raça e das provas no Estado é nítido", frisa Diedrich. O analista de expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Lucas Lau, destaca que o Cavalo Crioulo será destaque na programação dos equinos na feira. “A raça Crioula é a raça que abre a parte equestre na Expogrande. No redomão tivemos uma grande surpresa, além de uma grande procura para a Passaporte. Creio que teremos uma exposição muito bonita”, diz.

Roberto Diedrich, pontua que a cada ano a raça Crioula ganha mais espaço no evento. "Também já temos muitos criadores confirmados, inclusive também do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo, vindo ao nosso passaporte. Muitas cabanhas de expressão na raça Crioula trarão animais. A expectativa é muito grande", destaca.

Confira a programação

05 de abril de 2024 (Sexta-feira)

8h - Início do Julgamento Morfológico
14h - Continuação do Julgamento Morfológico
19h - Confraternização e Leilão

06 de abril de 2024 (Sábado)

9h - Julgamento dos Grandes Campeonatos

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS