Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Rural Sexta-feira, 19 de Abril de 2013, 07:30 - A | A

Sexta-feira, 19 de Abril de 2013, 07h:30 - A | A

Cavalo Pantaneiro segue até domingo na Expogrande

Karla Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul (ACCP/MS) está preparando mais uma grande atuação do Cavalo Pantaneiro na Expogrande 2013, atestando todas as qualidades dessa raça típica do Pantanal, que a cada ano vem conquistando mais espaço por seus atributos morfológicos. A programação conta com palestras técnicas, julgamento morfológico, prova de laço e coquetel, culminando com o grandioso Leilão do Cavalo Pantaneiro.

Nesta sexta-feira (19) acontece o julgamento morfológico da raça, a partir das 8h, na pista de julgamento de equinos. No sabão (20), a partir das 8h, machos e fêmeas da raça típica do Pantanal vão passar pela prova técnica de laço comprido, conduzidos por cavaleiros e amazonas, na pista de areia.

Logo mais, às 19h, acontece o coquetel de premiação do resultado do julgamento morfológico e apresentação dos animais que irão a leilão. Na ocasião será ainda lançada a 6ª Cavalgada no Pantanal, que acontecerá em julho, no Pantanal da Nhecolândia e já se tornou tradição em Mato Grosso do Sul.

No domingo (21) às 19h, acontece o Leilão do Cavalo Pantaneiro, no Tatersal de Elite da Acrissul. Serão ofertados 36 lotes de animais de pura estirpe, sendo 27 fêmeas e 9 machos.

História

O Cavalo Pantaneiro é uma raça formada por uma miscigenação secular de equinos de origem ibérica, introduzidos na América do Sul pelos colonizadores espanhóis. Desde os idos da ocupação humana no território que hoje é Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o Cavalo Pantaneiro passou por um processo de seleção natural que o tornou apto a enfrentar as adversidades geográficas e as intempéries da maior planície alagável do mundo, o Pantanal. Dessa forma, ao longo dos tempos, a raça vem apresentando rusticidade distinta e adaptação à lida com o gado de acordo com o ciclo de inundações do Pantanal.

Em 2012, o governador André Puccinelli sancionou a lei 4.208, de autoria do deputado estadual Junior Mochi, que declara o Cavalo Pantaneiro como patrimônio histórico, cultural e genético do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS