O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Inadimplência será apresentado na manhã desta quinta-feira (18), e após sua leitura, deverá ser votado, protocolizado e entregue à Mesa Diretora da Câmara Municipal. Se for comprovada a existência de improbidade administrativa, qualquer parlamentar ou cidadão pode pedir requerimento para abertura da Comissão Processante. Mas, já tem vereador na fila de espera para pedir a abertura.
Membro da CPI, Otávio Trad afirmou que durante os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito foram apontadas diversas irregularidades e acredita ser indispensável à abertura de uma Comissão Processante. “Isso tem que ser conversado com os 29 vereadores, até por ser um ato da Casa”, afirmou Trad que sinalizou que se ninguém pedir a abertura, ele poderá solicitar a abertura.
O presidente da CPI, Paulo Siufi, confirmou que o relatório foi entregue nesta manhã, e em sua avaliação, o trabalho desenvolvido por mais de 100 dias prima pela qualidade da comprovação de irregularidades. “Os órgãos competentes não podem se furtar da responsabilidade de tomar alguma providência, inclusive, a Câmara”, observou Siufi, que também se prontificou a pedir a abertura da Comissão Processante. “No meu entendimento, com base em todo o trabalho, é necessária a abertura da Comissão, mas vou aguardar a fundamentação da leitura do relatório e a documentação apresentada, que será a gota d’água. Vou aguardar a leitura para agir”, afirmou Siufi.
“Irei estar à frente desse processo, quero a transparência e a legalidade dos fatos, se for preciso eu mesmo peço a abertura da Comissão Permanente”, disse Siufi.