Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 16 de Março de 2016, 15:36 - A | A

Quarta-feira, 16 de Março de 2016, 15h:36 - A | A

Críticas

Vereadores dizem que Bernal tem que ‘parar de chorar e trabalhar’ e foi ‘erro’ para Campo Grande

Presidente da Câmara disse que cassação foi legítima e está recorrendo da recondução do prefeito ao cargo

Adriel Mattos
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Alex e Bernal

Alex foi líder do prefeito quando Bernal estava no Paço Municipal de janeiro de 2013 a março de 2014

Vereadores de Campo Grande voltaram a criticar o prefeito Alcides Bernal (PP) nesta quarta-feira (16) durante o projeto “Câmara Comunitária”, na Vila Serradinho. “Bernal é extremamente ingrato e dá as costas para quem sempre o ajuda”, opinou Marcos Alex (PT).

Alex do PT, que chegou a ser cotado para liderança do prefeito na Câmara Municipal quando o prefeito foi reconduzido ao cargo em agosto de 2015, disse ainda que o comportamento de Bernal é recorrente. “Daqui a pouco, vai começar as perseguições, uma série de ações para perseguir lideranças”, afirmou.

Na avaliação do petista, o prefeito continua “posando de vítima” e ainda não mostrou trabalho. “Enquanto gestor, ele [Bernal] não disse a que veio, [...] ele é ausente como gestor. Agora, como vítima, ele é campeão. Então, eu digo pro Bernal: para de chorar e vamos trabalhar!”, disse.

Deurico/Capital News

Vereador Alex do PT

Vereador de Campo Grande Alex do PT

Alex ainda apontou que o progressista transformou a prefeitura em quartel-general. “Ele [Bernal] trabalha na perspectiva de transformar a prefeitura não no Paço Municipal, mas em um quartel-general para ali armar seus apaniguados para atacar os poderes e aqueles que, de maneira democrática, tecem críticas”, explicou.

Deurico/arquivo Capital News

Bernal na cadeira de prefeito, gabinete do prefeito

Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP)

Bernal teria voltado à prefeitura, em 2015, mais magoado que antes, na opinião do vereador. “Pessoalmente, eu [Alex] acho que ele [Bernal] voltou mais magoado, mais pilhado, mais irado e com comportamento mais agressivo”, opinou.

Sem líder na Câmara, o prefeito já havia declarado que seu gabinete estava aberto para os vereadores, descartando uma indicação. Para Alex, Bernal centraliza a administração. “Ele quer promover guerra. É um comportamento infantil, que nos leva novamente ao confronto. [...] O Bernal é a administração do eu sozinho, o Super Homem, isso não existe. Uma gestão não pode ser tocada dessa forma, com atos de individualidade. Não precisa de líder, então precisa de quem? Política se faz com alianças, conversando”, afirmou.

Perguntado sobre uma provável candidatura à reeleição de Bernal, o petista disse que cabe ao povo decidir se o prefeito merece novo mandato. “Quem dá o veredito é a soberania popular. ‘Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido’, a Constituição [Federal] fala isso. Nessa situação de escolha, alternância ou não, quem decide é o povo”, finalizou.

Deurico/Capital News

Vereador Carlão (PSB)

Vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB)

“Erro para Campo Grande”
Na visão do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Campo Grande está sendo prejudicada com a centralização da gestão de Alcides Bernal. “Estou na política desde 1983 e nunca vi um prefeito administrar a cidade sem ter um apoio legislativo e do Judiciário. O Bernal quer governar a cidade sozinho, então a cidade está sendo bastante prejudicada”, avaliou.

Carlão disse que “praticamente abandona a política” caso o atual prefeito seja reeleito. “Campo Grande não vai errar duas vezes e o Bernal foi um erro muito grave. Tem grandes nomes aí e eu peço para a população que analise. Vai ter 10, 12 ou oito candidatos, mas escolha o melhor. O Bernal é o pior de todos os candidatos. Não tenho mágoa, não tenho rancor, porque o Bernal tem. No meu ponto de vista de político, Campo Grande está abandonada”, explicou.

Deurico/Capital News

Presidente da Câmara de Campo Grande João Rocha

Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador João Rocha (PSDB)

Novo golpe?
Alcides Bernal voltou a afirmar que a Câmara quer cassar seu mandato mais uma vez, o que foi rebatido na tribuna pelo presidente da Casa de Leis, João Rocha (PSDB). Perguntado sobre essa nova tentativa de tirar o prefeito do cargo, Rocha rebateu a acusação e riu.

“Recorrer às ferramentas que a Justiça nos oferece é legítimo. O prefeito está na condição de liminar, ele foi cassado pela Câmara e estamos recorrendo para fazer valer a decisão que cassou o [mandato do] prefeito em cima de provas concretas e concisas”, afirmou.

 

Outro lado
O Capital News entrou em contato com a prefeitura, por meio da Superintendência de Comunicação Social (SCS), para obter posicionamento de Alcides Bernal sobre as alegações dos vereadores e aguarda resposta.

 

Vídeo

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS