Chiquinho Telles (PSD) disse que está com o requerimento pronto para pedir o afastamento do prefeito Alcides Bernal (PP) do cargo. De acordo com o vereador, fundamentado em todas as dificuldades encontradas no decorrer da Comissão Parlamentar de Inquérito do Calote, a presença de Bernal pode vir à prejudicar o transcorrer dos trabalhos da Comissão Processante.
O requerimento assinado por Telles é endereçado à comissão, que tem Edil Abulquerque (PMDB) como presidente. Contudo, o vereador informou que depois de conversa com Abulquerque, optou por não apresentar o requerimento até que os primeiros impedimentos causados pelo prefeito de fato ocorram. “Se começar a acontecer, temos que pedir o afastamento.”
Telles ainda analisou a votação da comissão, ocorrida na terça-feira (15). Para o parlamentar, a abertura da comissão deveria ter os 29 votos da Casa de Leis. “A abertura dessa comissão é a grande oportunidade de o prefeito se explicar e desfazer qualquer mal entendido, como ele chama.”
O vereador rebateu ainda os argumentos do prefeito sobre os votos dos vereadores que integraram a CPI do Calote. “O argumento dele é fraco. Tudo que fizemos foi com o parecer da procuradoria jurídica desta casa, que é competente e se pauta nos meios legais. A CPI acabou faz um mês, somos todos vereadores de Campo Grande.”
O parlamentar ainda voltou a tecer crítica sobre o prefeito. Na sua avaliação “como Bernal foi vereador, ele deveria ter aprendido, assim como deveria ter aprendido como deputado, e agora temos um prefeito que fala pelos cotovelos. Qualquer um que venha vai ser melhor que ele, porque ele não aprendeu”.
Ainda nega qualquer intervenção do presidente regional do PSD, Antônio João, na elaboração do requerimento. “O PSD não é um partido de aluguel. Vota unido aquilo que considera importante para Campo Grande.”