Representantes do Ministério da Saúde apresentaram, na manhã de ontem (12), o projeto Vida no Trânsito ao prefeito Alcides Bernal. O objetivo principal do projeto é subsidiar a cidades no fortalecimento de políticas de prevenções e mortes no trânsito. Para isso haverá uma qualificação planejada com acompanhamento e avaliação das ações.
De acordo com informações da Prefeitura, durante a reunião a coordenadora de Prevenção de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva defendeu o trabalho integrado entre saúde, educação e trânsito para qualificar a intervenção e oficializar projetos que visam diminuir as mortes e internações com acidentes de trânsito. “Atualmente a maioria das pessoas internadas estão envolvidas em acidentes no trânsito. 80% dos recursos são gastos com pessoas com traumas. Este número será mudado uma vez que haja uma política pública de prevenção de acidentes”, disse.
No encontro foram apresentados ainda os principais motivos e fatores que provocam acidentes no trânsito, que é álcool, imprudência, falta de atenção por parte de alguns de pedestres e ciclistas.
Para o consultor Internacional OPAS/Brasil, Roberto Colombo a equipe veio até Campo Grande para reafirmar o compromisso da redução de acidentes no trânsito. “A Prefeitura de Campo Grande tem feito um trabalho preventivo e de estatísticas de acidentes no trânsito. O trabalho do Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT) tem contribuído com dados sobre acidentes isso facilita e muito as ações para evitar acidentes e preservar vidas. Nos próximos dois anos pretendentes promover ações educativas para reduzir em 50% os acidentes no trânsito. O trânsito é um problema de todos. Devemos trabalhar juntos para termos bons resultados”, frisou.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito Alcides Bernal aprovou a ideia e reforçou que a sua administração tem compromisso com as pessoas. “Devemos buscar alternativas para preservar vidas. Conheço muitas pessoas com sequelas em consequência de acidentes no trânsito. Apoio esta iniciativa e vou colocar toda estrutura da Prefeitura de Campo Grande para trabalhar nesse projeto, cuja finalidade é o bem de todos. Pretendo promover melhorias no transporte coletivo para as pessoas utilizarem mais o ônibus”, relata o prefeito.
O secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca disse que a administração municipal já está prevendo a realização de um seminário para prevenção de acidentes no trânsito já para o mês de maio. “Vamos promover palestras educativas e ações nos semáforos. As coisas funcionam assim teoria e prática. Vamos promover ações conjuntas com saúde educação autoridades do trânsito para que num curto espaço minimizarmos os indicadores de acidentes hoje existentes”, declara o secretário.
A reunião foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, José Chadid, diretora-presidente da Agetran, Kátia Maria Moraes Castilho, diretor do Departamento de Trânsito da Agetran, Elidio Pinheiro, profissionais da saúde e do trânsito.