Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 22 de Junho de 2020, 14:09 - A | A

Segunda-feira, 22 de Junho de 2020, 14h:09 - A | A

SENADO

Novo relatório para lei contra fake news propõe recadastramento de celulares

O relatório para a proposta será apresentado nesta segunda-feira

Leonardo Barbosa
Capital News

senado_coronel

Senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do projeto

O novo texto para o projeto de lei que visa combater notícias falsas (fake news) nas redes sociais (PL 2630/2020) deve conter uma determinação para recadastramento de todas as contas pré-pagas de celular do país, com verificação de identidade dos seus titulares. A medida foi antecipada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do projeto, na última semana.

 

Coronel concedeu uma entrevista à Rádio Senado em que comentou alguns pontos presentes na sua nova versão do texto. A apresentação do relatório foi adiada para esta segunda-feira (22).

 

De acordo com a Agência Senado, o texto deverá conter a tipificação dos crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) na internet, com punições maiores do que as previstas atualmente no Código Penal para essas práticas em ambientes não-virtuais. Essa medida deverá estender, também, a concessão do direito de resposta para que tenha o mesmo alcance da mensagem original.

 

O PL 2630 estabelece regras para o uso e a operação de redes sociais e serviços de mensagem privada via internet, com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos e manipulados. Ele está agendado para votação na próxima terça-feira (23). O projeto é do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Pesquisa do DataSenado mostra que 84% dos brasileiros que são usuários de redes sociais apoiam total ou parcialmente a iniciativa.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS