Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Política Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009, 14:06 - A | A

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009, 14h:06 - A | A

Mangabeira destacou MS como potencial agrícola e industrial

Talita Matsushita Capital News (www.capitalnews.com.br)

O ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, esteve em Campo Grande hoje. Durante sua visita ele ressaltou que Mato Grosso do Sul se destaca por seu potencial agrícola e industrial e deve ser um “exemplo de caminho nacional”, afirmou o ministro, em entrevista coletiva na Governadoria.

De acorodo com Magabeira os Governos Federal, Estadual e Municipal devem trabalhar de forma conjunta e não competitiva. “O Brasil deve rever seu modelo Federalista, passando a ser um federalismo cooperativo e experimentalista entre os três níveis da Federação. O projeto de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul deve ser um projeto de dimensões nacionais e não apenas local. É ajudando o Brasil que MS se ajudará”, afirmou o Ministro.

“O sentimento de união já existe em Mato Grosso do Sul. A bancada federal, estadual, a iniciativa privada unidos aos governos federal, estadual e municipal têm trabalhado em parceria e em colaboração. Mato Grosso do Sul vai fazer acontecer e será um Estado modelo de desenvolvimento” afirmou o governador do Estado André Puccinelli.
Mangabeira propõe que seja repensado o modelo de desenvolvimento econômico brasileiro, e que ele seja pautado em três grandes eixos: agricultura, indústria e educação. Segundo o ministro, devem ser atribuídas à agricultura familiar características empresarias. “A política industrial deve ter como foco as pequenas e médias empresas” afirmou Mangabeira. “Deve-se fomentar, no campo, a industrialização rural formando um conjunto de atividades produtiva.

O ministro também disse que em relação aos problemas indígenas, a demarcação das terras deve levar em conta as áreas produtivas do Estado.

O ministro está realizando visitas aos Estados brasileiros para conhecer a realidade produtiva de cada local. Na Fazenda Itamarati (Ponta Porã), para onde segue viagem às 14h, Mangabeira Unger pretende ouvir as famílias de produtores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS