Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Política Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015, 15:51 - A | A

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015, 15h:51 - A | A

Organização

Governo encaminha para Assembleia ações para os próximos 4 anos de administração

Plano Plurianual entra na reta final e chega na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira para apreciação do legislativo

Da Redação
Capital News

Divulgação/Secom/MS

Governo encaminha para Assembleia ações para os próximos 4 anos de administração

Secretário de Governo Eduardo Riedel á frente dos trabalhos do PPA

O Plano Plurianual (PPA) do Governo, que são as ações que vão nortear as políticas públicas do Governo Estadual pelos próximos quatro anos 2016/2019, está na reta final. Com todos os dados reunidos pelas secretarias, falta ajustar neste último dia de prazo os dados financeiros.

Elaborado em conjunto por todo o secretariado, centenas de técnicos e pelo governador Reinaldo Azambuja, o PPA será enviado para a Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (15). Nele estão contidos os programas temáticos e de gestão, que são a execução dos compromissos de campanha mais a manutenção de programas continuados das secretarias.

De acordo com o Superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo (Segov), Thaner Castro Nogueira, nesta quarta os técnicos fazem a revisão final dos números. “Está tudo lançado. Agora tem as adequações ao orçamento. Estamos em plena revisão final dos números. Tudo o que tinha para receber das secretarias já foi recebido. Então podemos dizer que estamos dentro de casa fazendo as adequações para entregar o plano para a Assembleia nesta quinta-feira, dentro do prazo”, declarou.

PPA
Previsto pela Constituição, o PPA é uma ferramenta estratégica tanto para os governantes quanto para os contribuintes. Por meio dele é possível que o cidadão saiba, por exemplo, se nos próximos anos de gestão aquela rodovia estadual perto de seu sítio ou fazenda será asfaltada, se aquele hospital vai funcionar ou melhorar o atendimento na sua cidade, se haverá aquela escola que a comunidade tanto anseia, se novos policiais e delegacias serão instituídos no seu município, enfim, tudo o que o governo se comprometerá a fazer nos próximos anos.

É preciso salientar que o planejamento é de quatro anos, avançando um ano no mandato que se suceder ao atual gestor para evitar descontinuidade. Além disso, o PPA não tem caráter impositivo e pode ser ajustado conforme as necessidades da população no decorrer de sua execução.

A construção do PPA é de competência da Secretaria de Governo (Segov), que conta com auxilio das consultorias Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Symnetics. O plano é obrigatório e definido constitucionalmente para proibir que os governantes trabalhem de forma improvisada. Esse planejamento está em pleno desenvolvimento e até a primeira semana de outubro entrará em aprovação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. (Com ionformações da Secom/MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS