Marquinhos Trad (PSD) atual prefeito, que é candidato à reeleição, pretende ampliar o número de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e criar 350 vagas para novos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
As medidas fazem parte do Plano de Governo de Marquinhos e reforçam o compromisso dele com o setor. Entre as metas, estão ações como o aumento no número de rondas nos bairros e instalação de câmeras em terminais do transporte coletivo, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), praças e parques.
Marquinhos também vai investir na capacitação dos agentes da GCM e oferecer programas de pós-graduação em segurança pública e especialização em idiomas.
“Este é um investimento mais do que merecido. Vamos capacitar nossa equipe para a execução de ações de inteligência. Nossos agentes terão mais carros, motos, bicicletas e até drones para patrulhamentos alternativos e 24 horas por dia”, afirmou o prefeito.
Segundo a assessoria, o planejamento de Marquinhos junto à equipe técnica em segurança tem o objetivo de manter os ótimos resultados conquistados na sua gestão. Em 2019, as taxas de criminalidade tiveram reduções significativas em todas as regiões de Campo Grande.
O número de roubos seguidos de morte caiu em 66,7%, enquanto roubos em vias públicas e a estabelecimentos caíram em 58,3% e 36,9%, respectivamente, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Marquinhos pretende garantir mais segurança às escolas e beneficiar os pais e alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). Prevenindo atos de violência e o uso de drogas nas escolas, mais de 40 unidades de ensino receberão câmeras de videomonitoramento.
O programa também define estratégias para integrar o conselho escolar e o conselho de segurança, envolvendo pais, professores e diretores em discussões e planejamentos.