A Câmara Municipal de Campo Grande marcou a votação para instalar a Comissão Processante contra o prefeito Gilmar Olarte para a sessão da próxima terça-feira (11). Os vereadores deverão se posicionar se aprovam ou não a instalação do processo de investigação por meio da Comissão. O documento, que confirma a entrada em pauta dessa votação, foi lido no final do expediente do Legislativo Municipal nesta quinta-feira (6).
Saiba mais
Prefeito Olarte chama oposição da Câmara dos Vereadores de “raivosa e ofensiva”
Pedido de Comissão Processante contra Olarte é protocolado na Câmara
Os vereadores suplentes que assumem os cargos apenas para essa votação, em substituição aos três parlamentares que apresentaram o requerimento de instalação da Comissão Processante já foram convocados para participar da sessão.
Os suplentes são: Aldo Eurípedes Donizete (PPS) em substituição à vereadora Luiza Ribeiro; Roberto Santos Durães e Élbio dos Santos Mendonça, ambos do PT, substituem Alex do PT e Thais Helena.
O pedido de instalação para ser criada uma Comissão Processante para investigar a administração do prefeito Gilmar Olarte foi protocolado no dia 19 de maio.
Segundo explicou o vereador Paulo Pedra (PDT), os parlamentares ainda devem decidir como será o quórum de aprovação da Comissão, ou seja, maioria simples ou qualificada. No caso de maioria simples, se houver 20 vereadores no dia da votação, basta a maioria aprovar. Já para qualificada, do total de 29 vereadores da Câmara, 20 terão de votar favoráveis para a instalação da Comissão Processante, conforme explicou o vereador Paulo Pedra.
O pedido foi feito após denúncias veiculadas no Fantástico, da Rede Globo, onde o prefeito foi acusado de golpista. Além dos crimes pelos quais Gilmar Olarte foi denunciado, o prefeito é acusado pelos vereadores de descumprir a Lei Responsabilidade Fiscal durante sua gestão, por não ter prestado contas dos gastos da prefeitura à Câmara.


