O prefeito Alcides Bernal, que esteve em Brasília entre os dias 28 e 31 de janeiro para participar do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, contou que pediu apoio financeiro a presidenta da República, Dilma Rousseff, e ao ministro da saúde, Alexandre Padilha, para contratar mais técnicos de enfermagem para atuarem na saúde da cidade.
“Constatamos que problema está na triagem. Não faltam médicos, faltam técnicos de enfermagem para fazer triagem mais eficiente”, explica o prefeito.
Bernal foi à Praça Ari Coelho, região central da cidade, na manhã desta sexta-feira (1º), dar apoio a panfletagem de prevenção contra o mosquito da dengue e divulgar o novo apoio recebido pela prefeitura, da concessionária Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo que uniformizará todos os funcionários com uma camiseta "atropelando a dengue", para a contribuir com a conscientização da população.
No compromisso, ele voltou a afirmar que o alto número de casos da doença é culpa da administração anterior que não cumpriu com medidas de prevenção.
Ele lembrou que, em 31 dias de gestão, já contratou mais de 100 médicos, lançou o Programa Saúde em Ação, com diversas medidas de prevenção, e aumentou o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), agora, os postos estão abertos aos finais de semanas das 7h às 00h.
O prefeito ainda lembrou que fez o lançamento da Unidade Móvel de Saúde com 11 médicos atendente em cada três unidades móveis. “As minhas ações estão colaborando para a dengue não se tornar um problema hospitalar, já que os casos estão sendo tratados nos postos de saúde”, afirma.
Até o último dia de janeiro, foram mais de 17 mil casos notificados de dengue. Durante sua viagem a Brasília, o prefeito disse que aproveitou para ir ao Ministério da Saúde conversar com ministro Alexandre Padilha. Segundo Bernal, Padilha se mostrou muito solicito em atender as reivindicações da saúde em Campo Grande.
Tanto que nesta quinta-feira (31), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), um parecer da Secretaria da Defesa Nacional reconhecendo a situação de defesa da dengue na capital sul-mato-grossense.
“Tenho certeza que a Dilma não vai negar apoio a Campo Grande”, enfatizou o prefeito da Capital.