Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Política Sábado, 08 de Agosto de 2015, 09:16 - A | A

Sábado, 08 de Agosto de 2015, 09h:16 - A | A

Fórum Brasil Central

Azambuja propõe em Fórum dos Governadores estratégias para superar a crise

Reinaldo também destacou resultado positivo na balança comercial dos estados do Brasil Central. Evento reuniu seis chefes dos Estados de MT, MS, TO, DF, GO e RO

Elizângela Lemes
Capital News

Ludyney Moura/Segov

fórum governadores

Reinaldo também destacou resultado positivo na balança comercial dos estados do Brasil Central

O governador Reinaldo Azambuja propôs durante o Fórum dos Governadores do Brasil Central, na sexta-feira (7), em Cuiabá, estratégias para superar a crise com foco em uma lógica de desenvolvimento e logística. O fórum reuniu os chefes do executivo de seis estados, sendo Pedro Taques (PDT-MT), Marcelo Miranda (PMDB-TO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Confúcio Moura (PMDB-RO).


Conforme assessoria, Reinaldo disse que observando as peculiaridades dos Estados, podem ser desenvolvidos programas comuns de recuperação de pastagens degradadas, infraestrutura, transporte, além de propostas inovadoras para a educação e agricultura com destaque para a agricultura familiar, ciência, tecnologia e inovação. “A lógica é ter uma pauta de ações conjuntas para trabalhar as potencialidades que temos. No setor educacional, por exemplo, estamos discutindo um novo modelo da educação pública brasileira e o Brasil Central pode ser indutor da proposta. A partir dessa discussão de hoje já temos um regramento de como vai funcionar, de como pode ser a agência de desenvolvimento, como seria a participação da Sudeco – que já existe e é uma estrutura governamental – e como conjuntamente podemos fortalecer as estruturas para avançarmos principalmente nos gargalos, na construção de uma pauta positiva”, afirmou o governador.

Segundo ele, os estados que integram o grupo do Brasil Central têm economia parecida e resultado na balança comercial brasileira. Azambuja ressaltou que as peculiaridades em comum unem os entes da federação. “Nós estamos muito satisfeitos com a vinda de Rondônia. Se olharmos para o grupo veremos que todos tem uma economia parecida, somos grandes estados exportadores e que tem dado resultados positivos na balança comercial brasileira”, frisou.


Estiveram em Cuiabá representando o estado de Mato Grosso do Sul o governador Reinaldo Azambuja; o Secretário de Governo, Eduardo Riedel; o Secretário de Fazenda, Márcio Monteiro; o Procurador-Geral Adjunto, Fernando César Zanelli; superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Thaner Nogueira; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB).


Fórum Brasil Central
O Fórum dos Governadores do Brasil Central foi criado no dia 3 de julho de 2015, em Goiânia (GO). Na ocasião houve a primeira reunião dos governadores do Centro-Oeste e Tocantins. Durante aquele encontro, os chefes dos estados decidiram criar uma entidade para fomentar o desenvolvimento da região, por meio da implantação de uma Agência Interestadual do Brasil Central.


No segundo encontro, em Cuiabá, o projeto começou a ser debatido e elaborado pelas equipes dos seis governos na quinta-feira (6). Na sexta (7), houve a exposição da atuação da Agência de Desenvolvimento e possíveis projetos com o modelo de desenvolvimento que estão sendo propostos. Entre eles estão agências de capitalização, grupos de trabalho, modelos de integração regional, criação de programas para atração de investimentos entre outros.

 

Os governadores debateram também, sugestões de temas para acréscimo ou modificação nas discussões do fórum. A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 11 de setembro, no estado do Tocantins.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS