A Assembléia Legislativa derrubou na sessão desta terça-feira veto do governador André Puccinelli (PMDB) ao projeto de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que proíbe o depósito prévio (cheque caução) para internação de doentes em clínicas e hospitais da rede privada ou conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Ao defender a proposta, Marquinhos Trad destacou que proposta semelhante é lei em outros sete estados brasileiros e a rejeição mostraria a independência do Poder Legislativo.
Regimentalmente, como houve rejeição da matéria vetada pelo governador, o presidente da Mesa Diretora da Assembléia, Jerson Domingos (PMDB), será obrigado a promulgar a lei.
Apesar de não concordar com alguns pontos do projeto, o próprio líder do governo na Casa, Youssif Domingos (PMDB), recomendou rejeição ao veto, o que foi devidamente atendido pelos integrantes da tropa-de-choque do governador André Puccinelli (PMDB).
"O que o governador está querendo é que ainda que você está esvaindo em sangue, não atenda hospital", ironizou Marquinhos Trad, considerado um rebelde dentro da bancada do PMDB, até porque o parlamentar sem se posicionou contrários a questões pontuais sempre que envolve mensagens do Executivo.
O deputado Onevan de Matos (PDT) também defendeu a rejeição, ao alegar que os mais prejudicados pela exigência do cheque caução são os mais pobres. O veto foi rejeitado por unanimidade.
Para Onevan, é lamentável as condições porque passa o povo em relação a saúde pública, incluíndo o atendimento nos hospitais de Mato Grosso do Sul.
"A Santa Casa está abarrotada de pacientes sem que tenha atendimento médico, onde está o direito do cidadão, disparou o pedetista, lembrando que constantemente tem sido procurado por várias pessoas que dependem de hospitais, principalmente no interior, como na cidade de Naviraí, onde tem base eleitoral.