Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025


Política Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 18:43 - A | A

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 18h:43 - A | A

Eleições 2026

Pesquisa aponta Reinaldo Azambuja na frente para o Senado em Mato Grosso do Sul

“Apesar da liderança, o eleitor ainda está indeciso”, avalia instituto

Viviane Freitas
Capital News

A segunda rodada da pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, contratada pela Rede de Rádios Top FM, confirma o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) como favorito para uma das vagas ao Senado por Mato Grosso do Sul. Em todos os quatro cenários estimulados — quando os nomes são apresentados aos eleitores — Azambuja aparece na frente, com percentuais entre 28% e 30%. No primeiro cenário, ele tem 28,2%, seguido por Nelsinho Trad (PSD), com 18,4%, e Gerson Claro (PP), com 12,3%. Os números mostram estabilidade no topo, mas também indicam que boa parte do eleitorado segue indefinida: até 33% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, Azambuja também lidera com 13% das intenções, seguido por Nelsinho com 7,2% e Capitão Contar (PRTB) com 4,1%. Gerson Claro tem 4%, Vander Loubet (PT) soma 3,6% e Simone Tebet (MDB), 2,2%. Mais de 60% dos entrevistados, no entanto, disseram não saber em quem votar, optaram por branco, nulo ou não quiseram responder. “Apesar da liderança, o eleitor ainda está indeciso”, afirma o Instituto Ranking. Em relação às pesquisas anteriores, Azambuja oscilou: chegou a 11,2% na espontânea, mas agora marca 10%. Outros nomes também apresentaram leve crescimento, como Gerson e Vander.

A rejeição estimulada mostra um cenário mais delicado para alguns nomes. Soraya Thronicke (Podemos) aparece como a mais rejeitada, com 20%, seguida por Simone Tebet (10,4%), Marcos Pollon (9%) e Vander (8,2%). Azambuja tem rejeição de 6%, enquanto Nelsinho Trad aparece com 5%. Capitão Contar (7,8%), Luiz Ovando (4%), Gianni Nogueira (2%) e outros nomes completam a lista. No total, 22,4% dos entrevistados não rejeitam nenhum nome ou não quiseram opinar. Comparando com pesquisas anteriores, Soraya foi a que mais cresceu na rejeição: de 10,3% para os atuais 20%.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 7 de outubro, com 3 mil eleitores de 16 anos ou mais, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. Ao todo, o instituto avaliou quatro cenários estimulados diferentes, além da intenção espontânea e dos índices de rejeição. O desempenho de Azambuja permanece forte, mas a grande quantidade de indecisos e os índices crescentes de rejeição de alguns candidatos sinalizam que o cenário pode mudar até o início oficial da campanha.

Jefferson Rudy/Agência Senado

Pesquisa aponta Azambuja na frente para o Senado em Mato Grosso do Sul

Senado Federal

Álbum de fotos

Ranking Brasil Inteligência

Espontânea

Ranking Brasil Inteligência

Estimulada 1

Ranking Brasil Inteligência

Estimulada 2

Ranking Brasil Inteligência

Estimulada 3

Ranking Brasil Inteligência

Estimulada 4

Ranking Brasil Inteligência

Rejeição estimulada

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS