Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025


Política Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025, 10:43 - A | A

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025, 10h:43 - A | A

Vozes do Bioma

Janja discute clima e conservação do Pantanal em agenda no Mato Grosso do Sul

Primeira‑dama visita instituto e participa de oficina “Vozes dos Biomas”

Viviane Freitas
Capital News

Na última quarta-feira (8), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, esteve em Campo Grande com pauta ambiental e foco no bioma Pantanal. Pela manhã, ela visitou o Instituto Tamanduá, que pesquisa e conserva espécies como tamanduás, antas e ariranhas.

A visita faz parte do projeto “Vozes dos Biomas”, que reúne especialistas e comunidades locais para debater transições sustentáveis. Janja foi recebida pela presidente do instituto, Flávia Miranda, e por mulheres cientistas que apresentaram estudos sobre os impactos da crise climática sobre a fauna pantaneira.

Criado em 2005, o Instituto Tamanduá atua com educação ambiental, políticas públicas e parcerias nacionais e internacionais para proteger a biodiversidade. A iniciativa reforça o compromisso com ações concretas em prol da natureza.

À tarde, a primeira-dama participará da oficina “Vozes dos Biomas” na UFMS, dedicada ao Pantanal. O evento integra uma série regional organizada pelas emissárias da COP30, Jurema Werneck e Denise Dora, voltada a consolidar propostas climáticas aplicáveis.

Cada fase do projeto irá gerar uma carta com medidas práticas para combater as mudanças climáticas. Essa carta será entregue à presidência da COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém. A programação também conta com a presença das ministras Simone Tebet e Sônia Guajajara nas atividades locais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS