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Mato Grosso do Sul

Governadores reforçam compromisso com a Rota Bioceânica e cobram avanços em obras e acordos aduaneiros

Encontro em Jujuy destacou desafios na construção da ponte entre Paraguai e Argentina e a necessidade de adesão ao tratado TIR para agilizar o transporte internacional

Elaine Oliveira
Capital News

João Garrigó

Governadores reforçam compromisso com a Rota Bioceânica e cobram avanços em obras e acordos aduaneiros

VII Encontro de Jujuy: Ponte entre Paraguai e Argentina e desembaraço alfandegário são desafios para viabilizar Corredor Bioceânico

Governadores e representantes de territórios subnacionais dos quatro países que integram a Rota Bioceânica — Brasil, Paraguai, Argentina e Chile — encerraram, nesta quarta-feira (9), a VII Cúpula de Governadores, realizada na cidade de San Salvador de Jujuy, na província de Jujuy, Argentina.

Na Ata da Cúpula, os participantes resumem os avanços, desafios e próximos passos para consolidar a integração rodoviária que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico. O documento foi aprovado durante a reunião e assinado por representantes dos quatro países, entre eles o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, que representou o Brasil.

Ponte entre Paraguai e Argentina é principal preocupação

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, integrou a comitiva de Mato Grosso do Sul e destacou que o principal ponto de atenção é o atraso na construção da ponte que ligará Pozo Hondo (Paraguai) a Misión de La Paz (Argentina).

“O Paraguai já sinalizou com a construção da ponte na divisa com a Argentina, nas cidades de Pozo Hondo e Misión de La Paz. Essa é uma preocupação. O Governo Argentino ainda não fez os acordos com o Paraguai, e começamos a avaliar que talvez esse seja um ponto de estrangulamento, de atraso na implantação da Rota Bioceânica”, afirmou Verruck.

Outra questão central debatida na cúpula foi o processo alfandegário. Segundo o secretário, “efetivamente temos que avançar mais na discussão das cabeceiras únicas. A ideia é que tenhamos uma cabeceira única no Brasil, outra no Paraguai e depois outra na Argentina com o Chile, isso seria um grande facilitador”.

Convenção TIR e integração aduaneira

João Garrigó

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VII Encontro de Jujuy: Ponte entre Paraguai e Argentina e desembaraço alfandegário são desafios para viabilizar Corredor Bioceânico

O Governo Federal encaminhou ao Senado a Convenção TIR, tratado internacional que simplifica e acelera o transporte rodoviário de cargas entre países, permitindo a circulação de veículos com compartimentos selados sem inspeções fronteiriças demoradas, com o uso de um único documento — a Caderneta TIR.

Verruck defendeu a adesão imediata do Brasil e dos demais países ao tratado, por entender que será o principal facilitador do desembaraço aduaneiro e transporte de mercadorias ao longo do corredor.

“Já estamos vendo um grande envolvimento de todos os governadores aqui. A questão alfandegária foi colocada como pauta crucial para a viabilização da rota. Quanto à infraestrutura, o foco agora é ajustar os cronogramas para que, no prazo de um ano ou um ano e meio, tenhamos toda a estrutura resolvida. O gargalo, neste momento, é a ponte entre Paraguai e Argentina, mas o Paraguai já ofereceu os recursos, e vamos pressionar pela aprovação da obra”, completou o secretário.

Avanços e próximos passos do corredor

João Garrigó

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VII Encontro de Jujuy: Ponte entre Paraguai e Argentina e desembaraço alfandegário são desafios para viabilizar Corredor Bioceânico

A Ata da Cúpula também destaca avanços nas quatro dimensões do Plano Diretor do Corredor Bioceânico de Capricórnio (CBC):

Facilitação do comércio e processos transfronteiriços: identificação de 230 oportunidades de melhoria e definição de 260 ações prioritárias para otimizar o fluxo de mercadorias e reduzir barreiras administrativas;

Infraestrutura física e digital: mais de 100 projetos prioritários em andamento, incluindo rodovias, passagens de fronteira, ferrovias, plataformas logísticas e redes de conectividade;

Desenvolvimento produtivo e comercial: foco em agricultura, agroindústria, mineração, serviços logísticos e turismo, com previsão de novos estudos e planos de ação por território;

Plataforma web do CBC: ferramenta para dar transparência, divulgar documentos e acompanhar os avanços do plano.

A presidência Pro Tempore do Fórum de Governadores foi transferida ao governador Ricardo Díaz Cortés, da província de Antofagasta (Chile), que sediará a próxima reunião no segundo semestre de 2026, em data a ser definida.

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