Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025


Política Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 18:22 - A | A

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 18h:22 - A | A

Eleições 2026

Eduardo Riedel lidera intenção de votos para governador em Mato Grosso do Sul, aponta pesquisa

“Os números mostram uma queda consistente de Riedel desde março”, diz o Instituto Ranking

Viviane Freitas
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Eduardo Riedel lidera corrida pelo Governo de Mato Grosso do Sul com mais de 60% das intenções de voto Eduardo Riedel lidera pesquisa com Delcídio e Fábio Trad despontando na disputa do Governo de Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel, Delcídio do Amaral e Fábio Trad são nomes lembrados na pesquisa eleitoral para 2026

Uma nova pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pela Rede de Rádios Top FM, mostra que o governador Eduardo Riedel (PP) continua liderando a corrida pelo governo de Mato Grosso do Sul, mas com tendência de queda nos índices de intenção de voto. O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 7 de outubro, com 3 mil eleitores a partir dos 16 anos, em 30 municípios. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Na modalidade espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Riedel aparece com 25% das intenções de voto. Ele é seguido por Capitão Contar (PRTB), com 7,2%, Fábio Trad (PT), com 3,8%, Reinaldo Azambuja (PL), com 3,6%, Rose Modesto (União Brasil), com 3,2%, Tereza Cristina (PP), com 2,5%, e André Puccinelli (MDB), com 1,2%. Outros nomes somam menos de 1%, e 51% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar. “É um cenário ainda indefinido”, avaliou o instituto.

Nos dois cenários da pesquisa estimulada, em que os nomes são apresentados aos eleitores, Riedel também lidera. No primeiro, aparece com 41,2%, seguido por Contar, com 18%, Fábio Trad, com 12%, Delcídio do Amaral, com 6%, e Renato Gomes (DC), com 1%. No segundo cenário, com candidatos diferentes, Riedel tem 45%, João Henrique Catan (PL) aparece com 16,4%, Zeca do PT com 8,2%, Delcídio com 6,8% e Beto Figueiró (Novo) com 1%. Em ambos os casos, mais de 22% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar ou optaram por branco/nulo.

Apesar da liderança, a série histórica mostra uma queda constante de Riedel desde março. No primeiro cenário estimulado, ele registrava 60% das intenções de voto. Depois caiu para 52,4%, recuou para 46,4% e agora está com 41,2%. Capitão Contar, por outro lado, mostrou crescimento: tinha 2%, oscilou nas pesquisas seguintes e chegou agora a 18%. “Os números mostram uma queda consistente de Riedel desde março”, disse o Instituto Ranking.

Na rejeição estimulada, Zeca do PT lidera com 24,5%, seguido por Delcídio do Amaral (13,6%), Capitão Contar (11,8%), Fábio Trad (9,2%) e Riedel (8,6%). Outros nomes como João Henrique Catan, Renato Gomes e Beto Figueiró apresentam índices abaixo de 6%. Cerca de 20% dos entrevistados não souberam responder ou não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.

Álbum de fotos

Ranking Brasil Inteligência

Espontânea

Ranking Brasil Inteligência

Estimulada 1

Ranking Brasil Inteligência

Estimulada 2

Ranking Brasil Inteligência

Rejeição estimulada

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS