Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025


Política Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025, 09:25 - A | A

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025, 09h:25 - A | A

MOBILIZAÇÃO

Em todo país, milhares protestam contra anistia e PEC da Blindagem

Atos acontecem em 33 cidades, incluindo as 27 capitais

Flávio Veras
Capital News

Milhares de pessoas ocuparam as ruas de capitais brasileiras no último domingo (21) em protesto contra a anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado e contra a chamada PEC da Blindagem, que estabelece a necessidade de autorização do Congresso para que parlamentares sejam processados criminalmente.

As manifestações reuniram grandes públicos em cidades como Salvador, Recife, Natal, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. No total, foram registrados atos em 33 municípios, abrangendo todas as capitais.

Com o lema “Congresso Inimigo do Povo”, os participantes pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe, organização criminosa, entre outros.

Em Salvador (BA), a mobilização ocorreu no bairro da Barra, à beira-mar, onde Daniela Mercury fez apresentação musical e afirmou: “Bandidagem não é com a gente”. O evento também contou com a participação do ator Wagner Moura, que cantou e elogiou o julgamento que levou à condenação do ex-presidente e de seus aliados. “É um momento extraordinário da democracia brasileira, que se mostra exemplo para o mundo inteiro. Sempre ouvimos que nossa democracia era frágil e jovem, mas agora ela demonstrou força”, declarou.

Já em Belo Horizonte (MG), a concentração ocorreu na Praça Raul Soares, reunindo milhares de pessoas com o coro “sem anistia para golpistas”. A cantora Fernanda Takai, do grupo Pato Fu, esteve entre os artistas que se apresentaram.

No Recife (PE), o ato começou às 14h, na Rua da Aurora, com a tradicional orquestra do bloco de frevo Eu Acho é Pouco e a participação de grupos de maracatu.

Em João Pessoa (PB), manifestantes se reuniram com palavras de ordem contra o deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara, apontado como responsável por pautar a votação que aprovou a PEC da Blindagem.

Também ocorreram protestos em Belém (PA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e outras capitais.

As mobilizações foram convocadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas a partidos como PT e PSOL, além de sindicatos, entidades estudantis, artistas, movimentos sociais como MST e MTST e outras organizações de esquerda e centro-esquerda.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS