O ex-governador Reinaldo Azambuja se filiou ao PL com a missão de liderar a direita em Mato Grosso do Sul, buscando a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP) e enfrentamento ao possível 4ª mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em 2026. O ato teve presença do PL nacional, Valdemar da Costa Neto e um vídeo do senador Flávio Bolsonaro, Azambuja também será o presidente estadual da sigla.
O ex-governador Azambuja vai disputar uma das vagas ao senado em 2026. Em seu discurso ele defendeu a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e os acusados por tentativa de golpe, em 8 de janeiro de 2026. "Ele foi injustiçado, condenado de forma política. Teve erros, perseguições, até mortes, mas a verdade é que essa condenação é política. Cada um de nós deve ter consciência disso", diz o ex-governador de Mato Grosso do Sul.
Azambuja ainda teceu muitas críticas ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Lula. Já o presidente nacional do PL destacou que Azambuja terá autonomia na nova sigla. “Ele que tem o comando do partido aqui em Mato Grosso do Sul. Essa foi a maior conquista que o Rogério Marinho e o Bolsonaro conseguiram trazer para o partido. Foi um grande acerto”.
Costa Neto é dirigente-mor do partido que mais recebe dinheiro do Fundo Partidário, com média de quase R$ 16 milhões por mês. De janeiro a agosto, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram repassados R$ 127.927.272.
No vídeo, Flávio Bolsonaro disse que estava na Itália, onde visitaria a deputada estadual Carla Zambelli (PL) na prisão. Ele felicitou Azambuja pelo ingresso no Partido Liberal.
Divulgação/PSD
O vice-governador Barbosinha (PSD) prestigiou a filiação do amigo Reinaldo Azambuja ao PL
Realizado neste domingo (dia 21), no Ondara Palace, em Campo Grande, o evento foi concorrido, com presenças do governador Eduardo Riedel (PP), o vice-governador Barbosinha (PSD), da senadora Tereza Cristina (PP), o senador Nelsinho Trad, presidente estadual do PSD em Mato Grosso do Sul, ex-governador André Puccinelli, além de muitos prefeitos e vereadores.
O evento reuniu cerca de 2.500 pessoas, com caravanas vindas de diversas cidades, além de lideranças políticas estaduais, municipais e representantes nacionais do partido. Ao todo, 19 prefeitos oficializaram a entrada no PL durante o ato.
Prefeitos que se filiaram ao PL
Mauro do Atlântico - Aquidauana
Aldenir Barbosa - Novo Horizonte do Sul
Cláudio Ferreira - Jaraguari
Erlon Fernando - Sete Quedas
Henrique Ezoe - Rio Negro
Ivan da Cruz Pereira, o Ivan Xixi - Paraíso das Águas
Neco Pagliosa - Caracol
Juliano Ferro - Ivinhema
Juliano Guga Miranda - Jardim
Marcos Calderan - Maracaju
Josmail Rodrigues - Bonito
Manoel Aparecido, o Cido - Anastácio
Thalles Tomazelli - Itaquiraí
Rogério Torqueti - Tacuru
Rosária de Fátima - Mundo Novo
Wagner Ponsiano - Fátima do Sul
Arino Jorge - Rochedo
Divulgação/PSD
Grande número de apoiadores ao ex-governador Reinaldo Azambuja durante o evento de filiação ao PL de Bolsonaro
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.




