Campo Grande 00:00:00 Domingo, 21 de Setembro de 2025


Política Domingo, 21 de Setembro de 2025, 09:40 - A | A

Domingo, 21 de Setembro de 2025, 09h:40 - A | A

Protestos contra PEC da Blindagem estão marcados para este domingo em 30 cidades

Protestos estão previstos em 23 estados, com participação de artistas

Flávio Veras
Capital News

Manifestações estão previstas para este domingo (21) em pelo menos 30 municípios e 22 capitais do país contra a chamada PEC da Blindagem — proposta aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (16) que restringe a abertura de processos criminais contra parlamentares.

Além da crítica à PEC, os atos também se posicionam contra a ideia de anistiar condenados por tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão.

O movimento é organizado por centrais sindicais, entidades da sociedade civil, movimentos populares e também por parlamentares da base governista. Os organizadores passaram a chamar a medida de “PEC da Bandidagem”, afirmando que ela abre espaço para impunidade.

Música e mobilização

Em Brasília, a concentração terá início às 10h, em frente ao Museu Nacional, com participação do cantor Chico César. Em Belo Horizonte, o ato começa às 9h, na Praça Raul Soares, onde a atração confirmada é a cantora Fernanda Takai.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, a manifestação está marcada para as 14h, em frente ao Masp. Já no Rio de Janeiro, o encontro será em Copacabana, também às 14h, com show gratuito de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. Eles devem se apresentar juntos sobre um trio elétrico que sairá do Posto 5.

Outros músicos, como Djavan, Maria Gadú, Marina Sena e o grupo Os Garotin, também confirmaram presença. Em vídeo nas redes sociais, Caetano convocou o público para reagir à decisão do Congresso. “Não podemos aceitar calados. É preciso ir para as ruas e dizer que o povo não admite isso”, afirmou.

O que prevê a PEC

A proposta aprovada em regime de urgência determina que qualquer investigação criminal contra deputado ou senador só poderá avançar com aval da maioria absoluta da Casa Legislativa a que o parlamentar pertence. O prazo para essa deliberação seria de 90 dias a partir do pedido do STF.

Defensores alegam que a medida resgata garantias originais da Constituição de 1988 e coíbe supostos abusos do Supremo. Já críticos apontam um retrocesso em relação às mudanças aprovadas em 2001, quando o Congresso aboliu a exigência de autorização parlamentar diante de inúmeros casos de impunidade.

Movimentos de combate à corrupção avaliam que o texto busca blindar parlamentares de investigações em curso, especialmente as que envolvem emendas parlamentares.

No Senado

Após aprovação em dois turnos na Câmara, a PEC segue para o Senado, onde enfrenta resistências. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), disse ser contrário à proposta. “A sociedade rejeita essa PEC, mas a Câmara insiste em não enxergar. Minha posição é de repúdio”, declarou.

Locais dos atos

Maceió (AL) – 9h, Sete Coqueiros, Praia de Pajuçara

Manaus (AM) – 8h, Av. Getúlio Vargas

Macapá (AP) – 16h, Teatro das Bacabeiras

Salvador (BA) – 9h, Morro do Cristo

Fortaleza (CE) – 15h30, Estátua de Iracema Guardiã, Av. Beira-Mar, 1140

Brasília (DF) – 9h, Museu Nacional

Vitória (ES) – 15h, ALES

Goiânia (GO) – 16h, Praça Universitária

São Luís (MA) – 9h, Praça da Igreja do Carmo

Belo Horizonte (MG) – 9h, Praça Raul Soares

Juiz de Fora (MG) – 10h, Praça da Estação

Uberlândia (MG) – 9h, Feira Livre do Bairro Luizote

Cuiabá (MT) – 8h, Praça Cultural do CPA II | 14h, Praça Alencastro

Campo Grande (MS) – 8h, Rua 14 de Julho com Afonso Pena

Belém (PA) – 9h, Praça da República

João Pessoa (PB) – 9h, Busto de Tamandaré

Recife (PE) – 14h, Ginásio Pernambucano, Rua da Aurora

Curitiba (PR) – 14h, Boca Maldita

Rio de Janeiro (RJ) – 14h, Posto 5, Copacabana

Natal (RN) – 15h, Midway

Porto Velho (RO) – 16h, Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Porto Alegre (RS) – 14h, Parque da Redenção

Florianópolis (SC) – 13h, Ponte Hercílio Luz

Aracaju (SE) – 16h, Praia da Cinelândia

São Paulo (SP) – 14h, Masp, Avenida Paulista | Pedalula: 13h13, Praça do Ciclista

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS