Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado pela Lei Complementar nº 31 em 11 de outubro de 1977, por decreto do presidente Ernesto Geisel (Regime Militar), ao separar-se do antigo estado de Mato Grosso. A instalação formal do governo se deu em 1º de janeiro de 1979, marcando o começo da administração independente sul-mato-grossense, após décadas de mobilizações regionais.
Primeiros governadores e consolidação política
O primeiro governador nomeado foi Harry Amorim Costa, engenheiro civil, que assumiu em janeiro de 1979, mas durou pouco mais de cinco meses no cargo. A partir de então, outros nomes marcaram a história política do Estado: Marcelo Miranda Soares; Pedro Pedrossian; Wilson Barbosa Martins; Ramez Tebet; José Orcírio dos Santos (Zeca do PT); André Puccinelli; Reinaldo Azambuja; até chegar ao atual, Eduardo Corrêa Riedel, eleito em 2022 e empossado em janeiro de 2023.
Crescimento econômico e agronegócio em evidência
Mato Grosso do Sul figura entre os estados com maior projeção de crescimento do PIB para 2025, estimada em cerca de 5,5%, ficando atrás apenas de Mato Grosso. O setor agropecuário é o principal motor dessa expansão: prevê-se crescimento de 17,9% nesse segmento, enquanto indústria e serviços tendem a crescer, respectivamente, 2,9% e 3,1%.
Semadesc
Álvaro Rezende/Secom

Vale da Celulose em expansão continua no Mato Grosso do Sul com a chegada de grandes empresas
Indústria de papel, celulose e produção de etanol
O setor de papel e celulose já representa 10,7% do PIB estadual e movimenta cerca de R$ 15,78 bilhões, segundo estudos recentes, com forte expansão na área plantada de eucalipto no Vale da Celulose.
Campo Grande News
Já o crescimento no agronegócio de MS — que atingiu liderança nacional em 2023 com alta de 32% — reforça a produção vegetal, pecuária e cadeias ligadas à indústria alimentícia.
Turismo cresce com força verde e atrativos naturais
O setor turístico também vem se destacando. Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 11,7% no faturamento turístico em comparação recente, impulsionado por atrações naturais como o Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena.
Além disso, serviços relacionados ao turismo têm sido importantes geradores de emprego formal, conforme indicadores do Observatório do Turismo.
observatorioturismo.ms.gov.br
Infraestrutura, logística e conectividade
Para sustentar esse crescimento, o Estado investe em infraestrutura de rodovias, estradas federais e estaduais, melhoramentos logísticos e potencial hidrovias. O fortalecimento de rotas de escoamento de produtos agrícolas é visto como vital para manter competitividade. Embora nem todas as obras estejam concluídas, há empenho visível em dotar MS de redes limpas para escoamento.
Comunicação Semadesc

Presidente da Abiogás, Renata Insfer e o secretário da Semadesc, Jaime Verruck falaram sobre o potencial da produção de biogás e biometano em MS
Controle institucional e participação política
Com governadores eleitos democraticamente após o fim efetivo do regime militar, Mato Grosso do Sul fortaleceu instituições públicas, maior participação da sociedade civil, além de conselhos e órgãos de controle. A alternância de poder (entre diferentes partidos) permitiu ajustes nas políticas públicas conforme demandas regionais. Para o secretário Jaime Verruck, da Semadesc “Isso é governança e gestão: transformar as demandas do setor privado em ações viáveis, sem entraves e garantindo mitigação e compensação dos impactos ambientais, como a lei já prevê", disse.
Desafios persistentes
Mesmo com os avanços, o estado enfrenta desafios estruturais: desigualdades entre municípios, infraestrutura precária em áreas remotas, pressão sobre biomas como Pantanal, e vulnerabilidade climática que afeta safras e recursos hídricos. Serviços básicos, como saúde e educação, ainda demandam melhorias para alcançar todos os cidadãos de forma igualitária.
Perspectivas para os próximos anos
No discurso de aniversário, o governador Eduardo Riedel enfatiza a necessidade de “desenvolver com responsabilidade ambiental”, equilibrando avanço econômico com preservação dos ecossistemas. O uso estratégico do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) continua sendo essencial para viabilizar projetos agroindustriais e de infraestrutura.
Legado e identidade regional
Quase meio século depois, Mato Grosso do Sul construiu uma identidade política, cultural e econômica própria. Da criação institucional à consolidação de políticas públicas, o estado se firma como exemplo de desenvolvimento equilibrado. A memória dos primeiros governantes, os desafios superados e as conquistas recentes compõem um legado que continua projetando o estado no cenário nacional como referência em agro, turismo sustentável e inovação.