Na última quinta-feira (3), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou sua sessão ordinária, onde quatro projetos foram votados conforme a pauta da Ordem do Dia. A sessão, aberta à sociedade e imprensa, começou às 9h.
O destaque foi a aprovação em redação final do Projeto de Lei 204/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui a campanha “Setembro Amarelo vai à Escola”. A iniciativa, a ser realizada todo setembro, promove ações educativas voltadas especialmente a estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de prevenir a automutilação e o suicídio.
Também foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 146/2023, do deputado Junior Mochi (MDB), que obriga operadoras de planos de saúde a avisar previamente beneficiários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre suspensão ou cancelamento dos serviços.
Em primeira discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 18/2025, de Paulo Duarte (PSB), que exige a instalação de elevadores para transporte de maca em prédios públicos e privados no Estado. O projeto segue para análise das comissões.
Além das votações, a ALEMS recebeu a visita da Banda Municipal de Bonito, composta por 73 músicos. O presidente Gerson Claro (PP) e outros deputados destacaram a importância da presença cultural durante a sessão.