Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 29 de Abril de 2026


Legislativo Quarta-feira, 29 de Abril de 2026, 16:40 - A | A

Quarta-feira, 29 de Abril de 2026, 16h:40 - A | A

Câmara Campo Grande

Conferência da ONU em Campo Grande destaca protagonismo feminino e sustentabilidade

Iniciativas femininas e políticas públicas estiveram no centro das discussões

João Gabriel Vilalba
Capital News

A Câmara Municipal de Campo Grande sediou, nesta terça-feira (28), uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) com o tema “Sustentabilidade ambiental e justiça social: territórios, pessoas e dignidade no centro do desenvolvimento”.

O encontro reuniu lideranças, especialistas e representantes da sociedade civil para debater estratégias de desenvolvimento sustentável e promoção da dignidade social.

Entre os temas em destaque estiveram o consumo responsável, a ação climática e a preservação da vida terrestre. A programação incluiu a apresentação de seis projetos sustentáveis liderados por mulheres: Cuidar de Quem Educa; Oficina Sabão Sustentável; Costurando Sonhos, Contando Histórias e Promovendo a Sustentabilidade; Sustentabilidade, Atitude, Bem-Estar, Educação e Respeito (S.A.B.E.R.); NEOTEX: Economia Circular de Resíduo Têxtil; e Mulheres que Cultivam o Futuro: Por Todas Nós, um Futuro sem Violência.

A conferencista Juliana Aranda mediou o debate do Eixo 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na sustentabilidade ambiental. Ela destacou o espaço como instrumento de fortalecimento da iniciativa feminina, aliado a ações concretas no município.

“O objetivo é trazer soluções que melhorem a vida da população. As mulheres irão apresentar seus projetos, que poderão ser aprovados por meio de votação popular para se tornarem projetos de lei. É uma iniciativa que traduz os anseios da comunidade e da sociedade civil organizada, unindo o poder público e o empresariado às demandas reais da população”, afirmou.

A secretária municipal da Mulher, Angélica Fontanari, também participou do evento e ressaltou o impacto do empreendedorismo feminino.

“É muito importante esse debate, em que falamos sobre sustentabilidade e seus impactos na vida das mulheres. Tudo que envolve sustentabilidade atinge diretamente mulheres ribeirinhas, pantaneiras e urbanas. Por isso, é fundamental discutir e buscar soluções inteligentes para problemas que surgem diariamente”, destacou.

O presidente da Casa de Leis, vereador Epaminondas Neto, o Papy, participou do encontro e reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento de políticas públicas e do protagonismo feminino.

“Um evento que discute o protagonismo da mulher, a sustentabilidade e o papel institucional da Câmara em um contexto internacional reúne temas fundamentais. A Câmara não poderia ficar de fora, apoiando e sediando esse debate. Aqui estão mulheres com pautas relevantes e contribuições importantes para políticas públicas de sustentabilidade, com ações práticas que podem ser adotadas pelos municípios, pelo Estado e pela União”, concluiu.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS